segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

(Des) Igualdades

Muitas vezes sinto uma verdadeira luta interior. Entre aquilo que me dita a razão, a ciência, o conhecimento e... a emoção, a fé e o instinto. Gostava de vos dizer que, por norma, prevalece o ser objectivo, mas não estaria a ser verdadeira. Será esta minha tendência uma característica, ela própria feminina? Aqui reside a questão. Regra geral, atribuimos ao homem contornos generalizados ligados ao poder, à força, à razão... e, por oposição, à mulher associamos, a sensibilidade, a emoção, a fragilidade. Será assim?  
É um facto que homens e mulheres são diferentes. Biologicamente, o sexo distingue-nos. Mas será assim, em termos sociais? Existem duas manchas uniformes que nos diferenciam como seres? O meu lado racional (e até profissional) diz-me que não. Temos homens sensíveis e mulheres fortes e uma série de outras combinações que contrariam o senso comum. Somos pessoas.
Vezes há, contudo, que eu acredito no azul e no cor-de-rosa.............


2 comentários:

  1. Antropológica mente falando, ao homem foi atribuída a função de decidir e proteger, enquanto às mulheres foi dada a função de cuidar da caverna e de procurar alimentar e tratar os guerreiros.

    Estudos demonstram que os homens são melhores a interpretar mapas, aprender caminhos e a associar acontecimentos a locais, enquanto que as mulheres são melhores na memória temporal, isto é, a localizar o acontecimento, não no espaço, mas no tempo.

    A explicação para esta divergência deve-se exactamente às funções de ambos na pré-história. Os homens tinham de saber onde estava a caça e as mulheres contavam os dias à espera dos respectivos (dito numa forma demasiado simplista).

    Portanto, nós próprios fomos criando diferenças ao longo da nossa evolução. Ainda assim, todos aprendemos com todos, pelo que surgem pessoas que fogem à norma. o facto de tendencialmente homens serem melhores com mapas, não significa que não possam haver mulheres-GPS!

    Ao fim e ao cabo, nem tudo ao mar, nem tudo à terra... no fundo no fundo, antes de sermos homens e mulheres, somos humanos!

    ResponderEliminar
  2. Penso que a visão do "Homem não chora", por ser considerado uma "fortaleza", tem os dias contados.

    Um beijinho

    ResponderEliminar