segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estátuas erguem-se por menos!


É verdade! Feitos e feitos que vou acumulando neste mundo da educação infantil e zero de reconhecimento. É que fico indignada! E perguntam vocês: o que fizeste de tão notável?
Olhem, ensinei aos meus filhos a serem competitivos! E o que faz falta às pessoas um bocadinho de genica....
Bom, vou explicar.
Visto que sou pessoa que se aborrece com facilidade e não aprecia estar de papo para o ar na praia, nestas férias, inicei os meus filhos no maravilhoso mundo da Bisca.
Primeiro, houve direito a estágio. Umas horinhas de observação a verem o papá e a mamã em pleno torneio. Posteriormente, seguiu-se um período de experimentação. Os dois confrontaram-se tendo na rectaguarda el progenitores. O último estádio de aprendizagem foi em modo formação-acção. Em plena actividade e agora a quatro. Quando começaram a perder ases e manilhas, seguiu-se o ensinameno de ouro aqui da menina: "aqui não há mamã, nem papá, nem maninha, nem maninho. NO JOGO, NÃO HÁ AMIGOS". Sem dó nem piedade, aprenderam muito bem. Mas não ficaram apenas a conhecer as regras do jogo, o valor das cartas, os símbolos e afins! Eu não faço por menos! Aprofundaram sentimentos de frustação (valiosíssimo hoje em dia), praticaram matemática (a contar cartas) e... adquiriram a importante capacidade de neutralizar sentimentos de amor e carinho em contextos de competição. Espectacular!
Ainda assim, às vezes estranho a facilidade com que os miúdos interiorizam os meus ensinamentos. Agora é ouvi-los por tudo e por nada a dizer "aqui não há amigos!" Tenho umas coisinhas para afinar na minha linha pedagógica. A estátua fica para depois........

5 comentários:

  1. Olha que as minhas Minis, ainda não iniciadas no mundo da "bisca" jogam sem dó nem piedade ao UNO!

    ResponderEliminar
  2. ehehehehhehehehehehhehehe

    tu tens o dom de me pôr a rir...

    hehehehehehheeh

    ResponderEliminar
  3. Ahahhahaahahhahahahahahahah Deixa lá... é só uma ligeira afinação. Estás quase lá! Já podem ir encomendando o bloco de pedra... :DDD

    ResponderEliminar
  4. Olá, de todos os textos que por aqui vou lendo, este foi o que mais gostei. Parabéns pelo blogue. Um abraço.

    ResponderEliminar