quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Neura e frango assado- uma dupla provável

Uma vez vi um programa da Oprah em que ela afirmava que, para muitos americanos, e para ela própria, "Food is Love". Sorri quando ouvi esta frase porque a percebi muito bem. A comida na minha família sempre foi um meio de demonstração de carinho. Já aqui falei do néctar de pêssego e pão de leite que eram depositados na minha mesa de cabeceira quando ardia em febre. Recordo a pêra abacate que era descascada e migada com açúcar e sumo de limão e colocada em tacinhas aos cinco filhos. Os camarões fritos que enchiam as mesas festivas ou o frango que o meu tio se orgulhava de apresentar de cada vez que íamos a sua casa. O amor pelos pães doces que a minha mãe faz e a carne assada com cenoura que o meu pai distribuía religiosamente pelos filhos. Sinto ainda o sabor do arroz de ervilhas e dos bifes de peru panados de domingo ou do pão com planta que mergulhava em chá preto copiando com mestria a outra mulher lá de casa. Podia continuar com palavras e palavras sem transmitir, com sucesso, o peso de cada prato nas situações, o marco de cada especialidade no autor da obra, a lembrança dos cheiros, cores e memórias... Quando ele hoje me perguntou se eu queria um frango assado, tudo continuou a fazer sentido. Porque me sabia cansada e calada desde de manhã. Sabia que estava assim. Sem nenhuma razão ou por todas as razões. E o frango combina com isso mesmo. Com as alturas em que não apetece cozinhar. Quando não se pretende investir em nada. Quando se ambiciona apenas a alimentação. Só. E isso também é amor.

6 comentários:

  1. xiiii Pãozinho com planta molhado no chazinho Li-cungo !!! Belos tempos.
    Eu hoje tb comi frango assado lolol

    ResponderEliminar
  2. Essa do frango, Ana, não caiu muito bem por estas bandas. É que já é frango a mais... Ontem ao jantar, hoje ao almoço, hoje ao jantar...E, ainda por cima, eu é que tive de o ir buscar!

    ResponderEliminar
  3. halibut e vileda...outra dupla (im)provável...lembras-te? IA

    ResponderEliminar