quinta-feira, 6 de março de 2014

O meu marido disse que ia comprar pão de manhã. Acordei espontaneamente às 5.

E agora não paro de pensar no senhor padeiro. Juro que não. Ainda não são seis da manhã e o senhor já lá está. E não sai da minha cabeça que o homem deve estar muito cansado. 
O sítio onde vou comprar pão não tem bom aspecto. Quem vê de fora adivinha apenas um cafezinho antigo, do bairro de Carnaxide. Uma esplanada como tantas outras, uma portinha de ferro, sem toldo e muito menos identificação. Entrando encontro, no entanto, sempre um sorriso. Por detrás de um balcão, não maior do que um metro e meio, lá está ela. Que me põe as bolinhas de pão de mistura num saco de papel e se ri da minha repetida piada "comia isto tudo". Os miúdos vão lá quase sempre sozinhos. Estaciono o carro e espero notícias. Às vezes gritam da pequena porta "não há bolinhas!" e eu escorrego pelo assento de pele. Quando lá vou faço um exercício equivalente a uma hora de musculação. Mas em mental. Apesar do pequeno balcão, as prateleiras estão cheias daquilo que gosto. Daquilo que mais gosto.
Para além dos pães de leite para os lanches dos miúdos, agradar-lhes é fácil. A grande gosta de palmiers e o pequeno de croissants com chocolate (igual a nutella). Ambos optam, muitas vezes, por folhados de salsicha. Eu gosto  de tudo. Não sei se já disse mas, comia aquilo tudo (com excepção das bolas de Berlim que não aprecio). Por esta razão, na maior parte das vezes mantenho-me no carro. Em segurança. Mas sei que está lá sempre o senhor padeiro. Vemo-lo pela pequena janela que se encontra aberta por detrás do balcão. Está sempre lá e está sozinho. E penso que deve ser uma vida muito difícil e que agora às seis da manhã, ele já lá está. Mas já que lá está, e que tem de trabalhar, olha: que me faça umas belas carcaças. 

Aviso: este post foi o mais parvo de sempre. É natural. A autora é igualmente parva. 

13 comentários:

  1. A Grande é que sabe o que é bom... :DDDD

    ResponderEliminar
  2. Estaremos nós a falar da D. Fátima, a.k.a. Pastelinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas vezes por ano, vou lá buscar cinco kilos de miniaturas sortidas para trazer para o trabalho. Mais as vezes que vou lá tomar o pequeno almoço. Provavelmente já nos teremos cruzado lá... :)
      Ai... Que belas lembranças me trouxeste agora! Acho que hoje vou lá lanchar quando sair do trabalho, se ainda forem horas decentes...

      Eliminar
    2. Quando ouvires duas crianças a gritar "bolinhas" à porta, já sabes que estarei num carro, nas imediações, a babar por um pastel de nata :)

      Eliminar
  3. Onde é a D. Fátima? Sou daqui e não estou a ver....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na subida da escola camilo castelo branco. O ultimo café do lado esquerdo. Bjs

      Eliminar
  4. Ah ok não é aminha zona....
    Sou mais cá de cima, ao pé do forno...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. MUITO PARVA MESMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  6. Eu cá não acho nada parva.
    Vou ter de fazer uma visita ao dito Pastelinho para poder dar o meu certificado de qualidade ;)

    ResponderEliminar