quarta-feira, 26 de março de 2014

Yes, I can

Estacionei o carro junto à estação de Algés. Um gesto habitual, numa rotina já instalada. Sem medo do escuro ou qualquer outro constrangimento, iniciei o treino. Enquanto corria lembrava-me da frase que ele me disse. Numa crítica, que não era crítica. Quase como um instrutor que empurra o aprendiz, bem na beira do avião. Porque sim. Porque é altura. Porque se pode voar, com a segurança do pára-quedas. "Não sais da tua zona de conforto. Não arriscas!" A sensação foi a de ser empurrada sem me lembrar da mochila nas minhas costas. Senti como um soco na barriga tal a verdade das palavras. Lembrei-me do que ele disse quando cheguei ao ponto onde habitualmente dou a volta. Lembrei-me dele e continuei fora da minha zona. E continuei mais. E mais. Cheguei ao final das docas de Alcântara e entrei em pânico. Sem parar, ocorreu-me que teria de voltar tudo para trás. E que estava sozinha, fora de pé. Recordei-me, então, do que tenho estado a ler. Tudo é uma questão de crença. Em nós próprios e nas nossas capacidades. E as minhas dificuldades só existem na minha cabeça. Em jeito de mantra, repeti em silêncio, as palavras que acalmam o meu corpo, a minha máquina e dei, então a volta. Fiz 12 km. 12 km! Sem parar, sem dor ou descontrolo. Porque consigo aquilo que eu quiser. 
Não só na corrida, às vezes preciso de um empurrão mas, consigo.

6 comentários:

  1. queres ver que afinal as barreiras são mais psicológicas que físicas?.... :P

    ResponderEliminar
  2. e o que é que andas a ler???partilha connosco...eu também preciso de arriscar, mas....

    ResponderEliminar
  3. Durante anos sonhei correr uma meia maratona/maratona. Este ano recebi uma notificação no Facebook e resolvi inscrever-me, tinha apenas 6 semanas para treinar, estava já muito atrasada para aas semanas necessárias. Todos à minha volta julgaram que tinha enlouquecido, pois tinha vindo de uma 2ª gravidez onde tinha engordado cerca de 28 kg. Há cerca de 2 fins de fui na meia maratona e fiz 21 km sem parar. Tu consegues lembra-te que “Quitters don´t run. Runners don´t quit”.
    http://xixinopipi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. " E as minhas dificuldades só existem na minha cabeça."
    Esta é uma frase que eu ultimamente tenho dito a mim própria muitas vezes, no meu caso por outros motivos, vou repeti-la até sair com verdadeira convicção.
    Força, Ana!

    ResponderEliminar