quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pelo menos sabemos que vais para a terceira classe...

A sala polivalente da escola estava cheia. Misturavam-se vários primeiros anos diferentes, pelo que, as caras não me eram familiares. A sessão de esclarecimento agendada para as 19h00 também ditou esta diversidade de encarregados de educação que me levou a estar centrada nas palavras proferidas. A verdade é que desconhecia o assunto que era necessário esclarecer. Estava a apanhar com uns murmúrios ali, umas frases acolá até que, levantei a cabeça do telemóvel em funcionamento. Ouvi uma pergunta vinda da cadeira da frente. A surdina imposta levou-me a não perceber a questão. Repetiu. Entre o discurso do diretor e o choro de um bebé, ouvi: "é a Pedagogia do Terror, não é?" Disse que sim com a cabeça, verdadeiramente incapacitada de o fazer com a voz. O diretor continuava e o bebé chorava. Eu mantinha a boca aberta de espanto e vergonha, enquanto que a pessoa continuava. "Já a vi uma vez e agora não pude deixar passar a oportunidade." Eu mantinha a boca aberta e uma manifesta incapacidade de reagir. "É famosa!" Não agradeci, não perguntei quem era e nem sequer sorri. Fiquei, assim, num estado pouco impressionante que assassinou, assim, de uma só vez, dois aspectos:
1. A admiração desta senhora;
2. A possibilidade de eu perceber o motivo daquele esclarecimento escolarópedagogico.
Assim, filho, o que tenho a dizer-te é que não sei se vais ter um ou dois professores, se vai haver permuta ou coadjuvação, se terás inglês obrigatório, se sais às três ou às cinco horas. Não é emocionante a vida? 

5 comentários:

  1. Não era minha intenção distraí-la do conteúdo da sessão ;-)
    Sorry.
    Mas descanso-a. A minha filha também vai para o 3º ano e os "nins" de ontem não garantiram grande coisa. Eu não sou louca nem "stocker" (não encontro a palavra em português). não consegui foi resistir a uma blogger carnaxidense. confesso sigo pouco o seu blog. cheguei a si pela CBeato. e sigo-a no insta. mais nada. mas a sua fama está guardada, prometo.

    ResponderEliminar
  2. Fogo! E eu a pensar que era minha acérrima fã!!
    Estava a brincar! Não percebi nada da reunião porque foi muito pouco esclarecedora... E saí mais cedo para ir correr :) espero que agora siga o meu blog :) bjs

    ResponderEliminar
  3. muito bom. andava a ressacar uma destas. :)

    ResponderEliminar
  4. Também estive nessa reunião Carnaxidense e fiquei (minimamente) esclarecida. Não foi fácil tendo em conta que há pais que vão a estas sessões só para complicar. Fiz várias perguntas e foram-me dadas as respostas possíveis.
    Havemos de nos cruzar um dia por aqui!

    ResponderEliminar