quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mudar de vida ou mudar a vida

Tenho um grande amigo que não anda bem. Não anda. Uns dias mais alegre, uns dias absolutamente triste, outros apenas a vaguear- só a existir. Nos poucos minutos que estamos juntos, adivinhando previamente a altura da montanha russa, vou preparando o meu sábio e burro discurso. Ora aconselho aquele caminho, ora recomendo aquela estrada. Às vezes, muitas vezes, desisto. Simplesmente, não sei. Fico calada e ouço, apenas. Não sou boa a descascar cebolas ou a montar puzzles mentais. Sou péssima. E ouço. 
Não tenho apenas um amigo. Falo de uma personagem que é maior do que uma única pessoa. Tenho amigos que me preocupam, tenho familiares que me tiram o sono. Tenho, afinal, pessoas que gostaria de carregar ao colo, pôr na cama e aconchegar os lençóis. Colocar na mesa de cabeceira um compal de pêssego e um croissant misto, como o meu pai me fazia quando eu estava doente, sussurrando que já vai passar. Mas, a cabeça não funciona assim. Encerra em si, as perguntas, as dúvidas, as respostas e os medos. E às vezes, finge que está vazia. Mas não está. O Pedro hoje perguntava-me "é esse o teu objetivo?". "É mesmo?" O Pedro sabia que eu sabia a resposta. Que estava cá guardada num qualquer recanto cerebral. Mas o Pedro sabe descascar cebolas e o Pedro é bom a montar puzzles mentais. E o que eu gostava era que, em vez de tentar encontrar, tantas vezes, caminhos e soluções para aqueles de quem eu gosto, e para mim própria, gostava de lhes saber comunicar assim-bem- que talvez a solução não seja mudar de vida, mas mudar a vida. Talvez assim, também eu acreditasse.
Não, Pedro, não é esse o meu objetivo. 
Obrigada!


4 comentários:

  1. Adorei o seu post.
    Ás vezes pode parecer mais fácil muda de vida. Mas a fuga nunca é a melhor solução.
    Mudar a vida dá mesmo mais trabalho, mas é muito mais gratificante.

    ResponderEliminar
  2. E foi levantado um ponto que se aplica a mim, também. Quando ando menos alegre com a vida que tenho e o que faço, de facto, não sei se será mudar de vida, mas como foi falado, mudar a vida.
    Bonito post

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!
    Tão verdade... mas também tão difícil.
    :*

    ResponderEliminar
  4. Escelente Post. Mudar de vida, é muitas vezes fuga, não resolve só adia. Mudar a vida , dá trabalho , mas colhe frutos.

    ResponderEliminar