Sabem aquelas pessoas que sofrem de insónias e lavam este mundo e o outro? Que fazem sopas, amanham peixe e aspiram a casa? Aquelas que até ligam o computador e adiantam trabalho? Estão a "ver" a minha pessoa? Não tem nada a ver. A única coisa que temos em comum é mesmo a história das insónias. E é só!
Por norma não sou pessoa de dormir muito. Detesto deitar-me cedo e raramente o faço. Ou ando por aqui a ler o que os meus pares bloggers escrevem, ou arrisco-me a escrever umas linhas, ou ando a deambular pela internet, ou corro, ou vejo televisão, ou leio, ou, ou, ou... E mesmo o pouco de noite que me resta para descansar o corpo e a mente não é coisa para ser sossegada. De tempos a tempos, sou assolada com acordares repentinos. Sem razão nenhuma os meus olhos abrem para a vida! Acontece que "abrir para a vida" é uma força de expressão. Eu estou, de facto, acordada mas cerro os olhos na esperança que este movimento informe o cérebro que ainda estou em jornada de letargia. Mas, é em vão. De olhos fechados, com respiração zen e tentativa deliberada de abstração, o sono teima em vir. Melhor, eu tenho sono, o problema é que não adormeço. E também não faço nada útil! Nem sequer me mexo. E fico assim horas. Hoje foi das 3 e pouco até às 6... e qualquer coisa. E fico desesperada cada vez que pego no telemóvel e percebo que não vou mesmo dormir. Mas, mais espantada fico é com as coisas que afloram ao meu pensamento neste meu período zombie. Acho que hoje, nestas horinhas, consegui planear a minha vida até Setembro. E não é só uma questão de intenções!! Nada disso!! Eu escrevo aquilo que tenho de fazer! Só com um olho meio aberto e míope, dou ao dedo no telemóvel e escrevo tarefas e mais tarefas. O engraçado nisto (se é que tem alguma piada) é que raramente me lembro daquilo que anotei e depois... é ver-me rir quando o meu telemóvel toca sucessivamente ao longo do dia.
Só para terem ideia, só na parte da manhã, recebi as seguintes ordens de comando:
Fazer sopa de espinafres com grão.
Escrever carta ao director da escola dos miúdos.
Fatos de banho crianças.
Marcar um dia de férias para a semana.
Ir com planta do espaço e anotar medidas e cores.
Fazer gelatina e marcar depilação.
Juro que não sei que raio de associação eu fiz entre a gelatina e a depilação! Só desejo que o Sr. que estava sentado hoje ao meu lado não tenha tido destreza e/ou rapidez suficiente para ler esta última nota...