quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pela sanidade mental!

Eu sou adepta dos comportamentos saudáveis! Juro! Tento, ao máximo, respeitar as máximas em voga da alimentação saudável (entre 2º e 6ª feira, entre as 09h e as 18h), da prática de exercício físico (sem transpirar muito...é desagradável), da prática do amor (aqui sem limitações...), entre outros aspectos. Como tal, prossigo um estilo de vida que me permita, igualmente, manter a minha sanidade mental e, confesso, é a parte mais dificil porque envolve tudo o resto anteriormente mencionado, senão vejamos:
1º alimentação saudável- só a pratico no horário de expediente, claro! Quem é que aguenta não comer uma sapateira e conquilhas no fim-de-semana? Quem é que resiste a uma coca-cola com gelo e limão? Quem é que recusa um pastel de nata? Só os loucos!! E, atenção, acho que estes não cabem no conceito de gente sã!
2º exercício físico- aqui recorro a uma abreviatura: q.b.! Isto é, exercício em quantidade moderada...fica sempre bem colocar uma roupa gira de desporto, por um rabo de cavalo e encarnar a atleta...dá-se umas voltas, transpira-se Q.B. e tá feito. Sim, porque eu tenho uma teoria: não se deve fazer muito desporto porque se um dia o deixamos de fazer (o que é altamente provável) o nosso corpo perde tudo (músculo) e ganha tudo (gordura)! Então, para quê o esforço? Eu não sou louca!
3º o amor- porquê sem limitações? Bom, porque basicamente sabe bem e faz bem ao corpo/espirito! E, se não fizermos o amor...a nossa sanidade fica efectivamente comprometida!
Mas esta conversa toda tem um fundamento...outro fundamento. E aqui fica a questão: alguém (entenda-se: eu) pelo facto de tirar férias sozinha, pode ser considerada egoísta? Ou, o argumento da sanidade mental é válido? É que eu queria mesmo manter-me sã e...convenhamos, ter 4 semanas de férias com 2 crianças pode ser considerado um factor de risco, em termos de saúde mental. O que é que se faz quando duas crianças acordam às 7 da manhã a perguntar: Onde vamos? O que vamos fazer hoje? É que eu sou uma rapariga activa, versátil e criativa (entre outras qualidades inumeráveis) mas...haja paciência para ocupar as criaturas durante tanto tempo. Acredito mesmo que não é egoísmo...é altruísmo! É pensar no bem estar do outro! Assim, parece-me que em 4 semanas, dedicar uma à minha pessoa é garantir a felicidade dos petizes! É como o anúncio do Tampax! Pode-se ir à praia, à piscina, correr, dançar, saltar...parece-me que estou a ler o programa de actividades do ATL!! Perfeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário