quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conhecimento

Já não posso com conferências, seminários, congressos e afins. Tenho dito.
Em busca de conhecimento e certificados (sejamos sinceros), nos últimos anos tenho ido a muitos destes encontros. Com ou sem almoço, com ou sem pastinha, só a conversa de circunstância deixa-me de nervos em franja.
P: "Então vem de onde?".
R: "Do meu carro!".
Os monólogos, a transmissão ispsis verbis do que está escrito em powerpoints manhosos, as canetinhas, fitinhas, folhetinhos... compensam muito pouco se considerarmos aquilo que se aprende de novo.
Vá lá, de vez enquando aparece um comunicador nato que é capaz de prender a nossa atenção, mesmo falando de plataformas petrolíferas. Mas é tão raro...
Ontem, fui a um destes debates. Tinha mesmo de ir. Amei uma oradora que se levantou da sua cadeira e dirigindo-se a uma audiência envelhecida, com um amor e com uma familiariedade pouco habitual, disse:
"Espero que nunca digam «Eu sofro do pecado da tristeza e da dor e de não ser capaz de me deixar amar»". 
Só essa frase valeu a pena.
Isto é conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário