sábado, 22 de outubro de 2011

Massacre, com dois "ss"


A Maria tem 3 galinhas.
A primeira e a segunda põem 10 ovos por semana.
A segunda e a terceira põem 14 ovos por semana.
A primeira e a terceira põem 12 ovos por semana.
Quantos ovos põe cada galinha?

Resolve e explica por palavras, esquemas e números como chegaste ao resultado.


E basicamente isto resume o meu fim-de-semana. Dois dias que antecederam testes da 2ª classe e que me levaram a um estudo intensivo sobre matérias que envolveram galinhas, dentição, fases da vida e calendários. Com isto não estou, obviamente, a contar com a diferença entre "s", "ss", "ç"/ "r", "rr"/ "ch", "x" e afins.
Ah... e as diferentes técnicas para somar e subtrair, envolvendo a tabela dos 100 e diversos dedos debaixo da mesa.
Minha nossa!!!


Já não nos bastou estudarmos anos e anos, queimarmos as pestanas como ninguém, aperfeiçarmos a arte de bem copiar ou mesmo inventar com muita confiança e agora...volta tudo ao início.

E se calhar tem mesmo de ser... afinal... ainda tenho dúvidas acerca das galinhas...

3 comentários:

  1. a + b = 10
    b + c = 14
    c + a = 12

    Uma simples sistema de 3 equações com 3 incógnitas.

    |b = 10 - a
    |10 - a + c = 14 <=> c = a + 4
    |a + 4 + a = 12 <=> 2 x a = 8 <=> a = 4

    |b = 10 - 4 <=> b=6
    |c = 4 + 4 = <=> c=8
    |a = 4

    Logo,
    a=4 , b=6, c=8

    E, portanto, a primeira galinha pôs 4 ovos, a segunda 6 ovos e a terceira 8 ovos, quod erat demonstrandum.

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual!!! Cheguei ao mesmo resultado!!

    ResponderEliminar
  3. É natural... partiste das mesmas galinhas!!!

    ResponderEliminar