segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Festim de colesterol

Cada vez acredito mais que não há pessoas gordas mas cabeças gordas.
Não acredito nada naquela gente que inicia estoicamente uma dieta e diz, ao fim de algum tempo, que se sente maravilhoso, que "aprendeu a comer" (!!!) e que não lhe custa nada. O tanas!! Quem gosta de comer, gosta de comer e ponto final. Não me venham agora dizer que encontram a felicidade num prato cheio de alface, porque eu não acredito. Uma pessoa não deixa simplesmente de gostar de pastéis de nata e passa a gostar de comer três nozes e um iogurte natural. Não acredito. Por mais dietas que uma pessoa faça, por melhor que se sinta, na verdade, o que eu acredito é que a sua cabeça continua em modo gordo. Isto é, até pode resistir a todas as tentações gastronómicas o resto da vida mas no fundo, no fundo, preferia uma alheira frita a um peixinho cozinho. A questão é: o que é que vence? A fraqueza do prazer imediato ou a conquista da força de vontade? Agora digam lá a uma pessoa destas que pode escolher qualquer coisa sem que isso tenha qualquer impacto e vejam lá o resultado. Se calhar estou a generalizar com base na minha própria experiência de vida. Porque... eu adoro comer. Porque diariamente racionalizo as minhas opções e luto contra aquilo que me apetece.
Mas estas escolhas nem sempre são fáceis. Costumo dizer em jeito de brincadeira que como para compensar quando estou triste e como para festejar quando estou contente... e este mês é fatídico... mais um aniversário... Natal... Fim-de-Ano... um verdadeiro festim de colesterol... em Janeiro começa do zero... outra pérola do meu pensamento!

8 comentários:

  1. Ai nem me fale em comida. Engordei 10kg sem reparar e agora o meu namorado pôs-me em regime forçado, depois de um ataque de choro e depressão profunda. Ele bem tenta que eu me dedique à comida suadável, mas é tão difícil. Adoro comer e comer coisas que só fazem mal ao corpo e bem à alma. A verdade é que estou mentalizada que a comida/gordura, será uma luta para a vida, porque a minha mentalidade é de gorda comilona, não de magra top model!As pessoas gordas que emagrecem podem ter um momento de clarividência, mas voltam sempre aos seus velhos hábitos. Basta ver os antigos concorrentes do Biggest Loser e programas que tais. Eu também emagreci muito e voltei a engordar, pq lá está, a minha cabeça é de gorda! Consigo fazer um esforço durante algum tempo, mas depois esqueço tudo e entrego-me ao chocolate!

    ResponderEliminar
  2. Diana, somos oficialmente amigas!! Sim, porque quem partilha uma mente gorda, partilha tudo! Costumo dizer que sou tipo toxicodependente. Dependo das sensações que a comida providencia em termos psicológicos e sou dependente do próprio do prazer...nham...nham... Uma tristeza isto de termos de lutar contra aquilo que nos apetece fazer. De tanto lutar, às vezes cansamo-nos e aí é a desgraça... esquecemos todos os sacrificios... e quando nos lembramos tomamos outra decisão: a de nos voltarmos a esquecer... até ganharmos novamente força. Ai! Estou cansada de tanto reflectir...já comia qualquer coisa ;) Bjs

    ResponderEliminar
  3. lol Ligadas pela mente gorda!:) Eu ultimamente só penso em oreos com recheio duplo e pão de forma com nutella...Um problema!
    Mas pronto, agora só tenho de aguentar uma semana de saladas e sopinha, porque no fim-de-semana, o namorado diz que compensa com bolo de nutella! Ah só de pensar...

    Quando chegar a Portugal para passar o Natal, é que nem sei o que vai acontecer. Vou-me desgraçar na pastelaria lá da rua!

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto dos prazeres da comida e tenho uma família muito dada a festanças que metem, obrigatoriamente, muitos comes e bebes. Tenho a meu favor o facto de ser muito disciplinada e fazer exercício e corrida todos os dias. Ou seja, sempre que como demais aumento a carga no ginásio para queimar as calorias também a mais.

    Já tive peso a mais, mas de há 5 anos para cá orgulho-me de conseguir ter força de vontade para manter o peso que tenho, na opinião da minha mãe e sogros estou magra, da boca do meu marido saem elogios e de mim sai muito o querer continuar a sentir-me bem e muitos ais e uis nos dias dos abdominais e afins. E bebo litros de água e chás.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Helena... mas é preciso muita disciplina... muita resistência... certo? Isso é que chateia :)
    Que bom que consegue e que se sente bem! Eu vou tentando... Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ainda a propósito destas temáticas o que eu me ri a ler isto: http://www.rititi.com/
    Lindo!

    ResponderEliminar
  7. tb me junto ao clube... costumo dizer que a única coisa que invejo, verdadeiramente, noutras pessoas, é o conseguirem comer tudo o que querem sem problemas de engordar :D

    ResponderEliminar
  8. Bee... eu costumo chamar nomes a essas pessoas... com um propósito terapeutico, claro!!

    ResponderEliminar