segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mercado de trocas

Ontem fui passar o dia a casa de amigos. Apartamento mais pequeno do que o meu e não muito longe. Ainda assim com mais potencialidade. Ele é morangos, salsa, coentros, alfaces, abóboras (!!!) e outros produtos frutícolas/hortícolas diversos. Esperem! Um limoeiro...esqueci-me do limoeiro. Uma caixinha de tijolos de uma fertilidade que só visto. Longe vão os tempos em que só um proprietário de um terreno tinha estas possibilidades. Não serei uma latifundiária mas, pela segunda vez, tentarei fazer renascer nos meus canteiros, todo um manancial de produtos que servirão para a nossa subsistência e, eventualmente, representarão uma boa moeda de troca num contexto que se afigura cada vez mais negro. Já me estou a ver cambiar uma alfacezinha da minha varanda por uns tomates da marquise da minha querida amiga. E quem diz isto, diz muito mais. É todo um mundo de possibilidades. Ora vejam só! 

7 comentários:

  1. Vou fazer mais um comentário já que a esposa não faz nenhum.

    www.greensavers.pt

    Artigo sobre Pedro Alves, nosso amigo que alem de ganhar a vida a fazer bonecos tem uma horta de varanda de fazer inveja e volta e meia faz uns workshops sobre o tema.

    ResponderEliminar
  2. boas iniciativas. talvez me motive a mudar os meus canteiros, mas não sei... com o meu jeitinho, nunca consegui que nada sobrevivesse, a não ser os cactos, que são autênticos sobreviventes!... mas fiquei a pensar no assunto!...

    ResponderEliminar
  3. O que eu gostava de ter uma horta e um pomar! Mas não me parece que as minhas varandas tenham estaleca para tal, nem elas nem eu. Mas uns coentros, salsa, basílico, isso já cabe dentro do âmbito da horta varanda.

    ResponderEliminar
  4. Eu já tive morangos, salsa e coentros... infelizmente faleceram... de causas naturais, atenção! Não fui eu! É nisso que acredito. Mas vou tentar novamente... no fim-de-semana vou investir nisso! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Pois eu tenho um pequeno jardim. Este verão, fiz a experiência de plantar umas couves galegas, nabicas e ruibarbo. O problema é que aqui na Finlândia o verão é curto e o inverno escuro e muitooo longo.
    Resultado: Ainda consegui comer as nabicas (que foram atacadas por escaravelhos), as couves nem por isso (as lebres e os caracóis trataram do assunto) e o ruibarbo, coitado... Portanto, dediquei-me ás flores que entretanto faleceram dado o frio e a neve. Com sorte as túlipas reaparecem na primavera. Lá para Maio quando a neve derreter, recomeca o ciclo. Lá terei eu de gastar mais uns tostões comprando novos brotos e sementes.
    Beijocas e boa jardinagem caseira, mais que não seja é gratificante ver crescer algo que nós plantámos (ainda que demore!) :-)

    ResponderEliminar
  6. Carla, não tens plantinhas mas tens animaizinhos!!

    ResponderEliminar