quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ou não

Este ano vou fazer 10 anos de casada. A somar a este período, tenho mais 10 anos de namoro. E, apesar de todo este tempo de convívio, partilha, amor e blábláblá, não me conformo quando o meu marido se planta a ver partidas de póquer na Eurosport, documentários sobre a construção de navios no canal Odisseia ou a série que se debruça sobre a pesca de caranguejos no Mar do Norte no Discovery. Não consigo entender.

Tinha uma amiga (e ainda tenho) que defendia religiosamente a separação dos espaços íntimos, onde se inclui a cama/quarto. Sempre reagi mal a essa teoria e, de passagem, continuo a reagir. Mas, no que a outras esferas diz respeito, já considero razoável. De facto, não vale a pena fazer fretes com quem nos conhece melhor. Não faz sentido fingir que se gosta de uma coisa só para fazer companhia ao outro. São sacrifícios que não fazem sentido, a meu ver. Eu podia estar ao lado do meu maridinho a tentar perceber as jogadas que uns putos de óculos escuros, ainda com borbulhas, fazem num casino das Caraíbas. Podia sorrir e tentar interessar-me pelo assunto. Podia ser uma esposa exemplar: interessada, companheira e conversadora. Ou não. Posso ir, por outro lado, para o conforto da minha caminha, monopolizar o comando e assistir às tramas de paixão e crime que os canais da Fox Life e AXN me reservam. E assim, no finzinho da noite lá nos encontraremos na caminha (sim, A., no mesmo quarto) para não nos esquecermos do nome um do outro. Acho que este é o segredo de uma longa (e boa) relação: cada macaco no seu galho. Mas no fim do dia, macacada!

9 comentários:

  1. Também eu faço 10 anitos de casada....o tempo passa meu Deus! confesso é que não tenho tanto de namoro :P
    Como eu te compreendo...estava a le-lo e estava e rever-me. Beijokas

    ResponderEliminar
  2. obrigada, já consigo ler melhor os textos.
    e sim, cada macaco no seu galho já lá vão 34 anos de casamento e encontramo-nos na cama e na mesa. kis .=)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 10 anos!
    Acredito que há várias coisas que temos de fazer juntos para a "coisa" se aguentar: dormir no mesmo quarto, a macacada!!!!, os encontros de família e amigos, o IRS, o pediatra e as reuniões escolares.
    gosto muito do blogue,
    Cata
    http://longoriotranquilo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Pois eu, do alto dos meus quase 24 anos de casada, digo que o meu casamento tem uma base sólida precisamente por termos separado e delimitado o espaço de liberdade de cada um. Não fazemos fretes, o meu marido vai ver um jogo de futebol com a "malta", pergunta-me se quero ir, não, não quero, não vou, amigos como dantes, beijinho e até mais logo, saídas só de homens, "vai e diverte-te". A idade, tanto nossa como a da união, traz ainda mais confiança, o que nos permite, na minha opinião, a liberdade de escolhas, sejam elas silêncios, programas de televisão, saídas e por aí fora. O facto de nos amarmos não implica que tenhamos que viver colados/pegados um ao outro, muito pelo contrário, na minha opinião. Apesar de ter um só quarto/cama de casal e ser esse o espaço privilegiado e reservado ao que de melhor sabemos fazer para alimentar a chama e dar largas ao amor, não me choca a separação de quartos/camas do casal. Também já pensei nisso e se tivesse casa para tanto era bem capaz de adoptar esse sistema, por exemplo, tenho andado com uma tosse desgraçada, seca e de cão, se tivesse o meu próprio quarto, não interrompia o sono do homem a cada minuto, há situações em que por comodidade era muito melhor esta separação física, depois da macacada, claro.

    Bom fim de semana

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Xi...muito para responder!
    Belinha, julgo que mais gente sente o mesmo. Mas também já vi muito marido engolir de olhos vidrados telenovelas e muitas mulheres ainda a tentar perceber o que é um fora de jogo...
    Cara AvoGi, já podia ter "dito" à mais tempo que o tipo de letra que uso não é muito legível... a partir de hoje conte com esta!
    Obrigada Cata! Já andei também pelo teu blog e também gosto muito!
    Querida Helena, sabedoria, sabedoria!!!
    Teté...à medida que vamos amadurecendo vamos aprendendo, certo? Acho que a partir dos 40 vou "dominar"!!!
    Agora para todas em conjunto: mentes perversas!! Macacada não era só "fazer o amor". Era "juntar os macacos". Pode ser conversar, dormir agarradinho, fazer conchinha... :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelos 10 anos! Eu ainda só tenho 9 meses de convivência, mas já percebi que isso do tar sempre juntinho não dá muito resultado.Ele joga jogos de computador, eu leio a Vogue e ficamos os dois felizes. :)

    ResponderEliminar
  7. ahahah
    Estou a ver que o Deadliest Catch (aka pesca de caranguejos num sítio onde não lembra o Diabo e está frio como a porra e não sei como é que os malucos se metem naquilo) é o ponto fraco (não na perspectiva deles, claro) de vários maridos!
    Ao fim de 4 anos de namoro e mais 4 de casamento também já percebi que não vale a pena fazer fretes desses. Ele com o Fox Crime (e todas as séries sobre polícias, prisões e bandidos - juro que não entendo), o Discovery e afins. Eu com a Fox Life e o AXN. Volta e meia juntamo-nos a ver um filme que ambos gostamos, um documentário que nos desperte interesse ou um debate que valha a pena.
    E ao fim da noite lá o espero para me aquecer os pés... e o resto! :)

    ResponderEliminar
  8. Ahahahah
    Afinal eu tenho um bocadinho de razão!! Não sou a única!! Beijos Diana e Mary

    ResponderEliminar