quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Casting desportivo

Eu vou confessar aqui, publicamente, um facto pessoal. Não percebo NADA de futebol. E, na realidade, não tenciono entender. Só sei que tenho a cor verde no meu coração. Mas, a verdade é que me chateia esta história de, constantemente, os treinadores serem castigados pelos maus resultados do clube. É que parece que os resultados de uma equipa, afinal, não são fruto de esforço colectivo mas individual. Ainda por cima, da única pessoa que não corre, nem marca golos... Acho uma contradição. Se os resultados colectivos não são positivos ou identifica-se onde está a razão do desvio (que admito que possa ser individual) e corrige-se, ou- convenhamos- quaisquer consequências devem ser abrangentes a todos os elementos. Duvido assim, do papel que atribuem ao treinador. Trata-se de um bode expiatório que dá jeitinho chacinar de vez enquando? Se assim é, acho que a selecção do mesmo devia ter por base outros critérios. Esqueçam as competências técnicas (tá visto que não são valorizadas). Eu, por mim, aposto sempre na beleza e charme. Se é para ser despedido mesmo, ao menos que nos console a vista durante uns mesinhos. Eu, para o meu querido clube, apostava num... ai, agora não me recordo de nenhum nome...o suspense é completamente falso...acabei de validar o nome com o meu marido... fui até ao google ver uma foto... mas, assim parece que é completamente ao acaso... e aqui vai...André Villas Boas. Parece que tá para fora num "clube pequenino", mas acho que o verdinho lhe ficava bem!

6 comentários:

  1. Bem, supostamente, é o treinador a pessoa que escolhe quem joga, qual a tática, como treinar (leia-se, procurar atingir objetivos). No fundo é como um chefe de uma equipa e portanto deve dar a cara quando a sua equipa falha!

    Da mesma forma que, quando um algo dá barraca da grossa, se exige a demissão do ministro, quando a equipa mete água com fartura, castiga-se o seu mentor. Justo ou não, não sei, mas ao menos parece-me coerente...

    ResponderEliminar
  2. Gosto do Sá Pinto, da raça e do ser ou ter sido rebelde (nunca mais esqueci ter dado um soco no outro), mas parece-me muito novo para comandar a equipa senior. Penso que um bom treinador tem que ser muito mais do que um ex-jogador bom e sustento esta minha opinião no facto do Melhor Treinador do Mundo, ou seja, José Mourinho, não ter sido um bom jogador de futebol e no entanto tem um curriculum de fazer inveja, se tivesse voto na matéria era ele que eu queria no meu Sporting. Ainda para mais é um charme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Helena será que também tem um espírito rebelde "oculto"?

      Eliminar
  3. André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho André Villas Boas Mourinho............... Não sou esquisita. Qualquer um dos dois servia. Também para o Sporting.... :)

    ResponderEliminar
  4. pedagogia, estou contigo! os meus conhecimentos de futebol estão muito próximos dos teus, seguramente, e também passaria a ver mais jogos do 'meu' sporting se o treinador fosse um regalo para a vista. andré villas boas, pode ser. porque não?...

    ResponderEliminar