terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Definhando

Não me podes dizer todos os dias que subiram os preços disto e daquilo. Não me podes pedir para comparar facturas, nem supermercados. Estás proibida de me colocar a par dos despedimentos colectivos que acontecem diariamente ou das ameaças formuladas. É impensável continuares a falar-me do buraco pelo qual nós, funcionárias públicas, escorregamos de dia para dia.

E não podes porque... "rebentas-me a bolha". Se dantes a crise era um mito jornalístico, especulativo e distante, hoje já não o sinto assim. Numa realidade próxima e até muito favorável, crescem os relatos de pessoas que vão perdendo os seus empregos em empresas conhecidas e supostamente seguras. Aumentam as decisões de retirar os filhos das escolas privadas ou actividades. Já não falo dos cortes onde não é possível cortar. É generalizado o clima de medo, de insegurança e de pessimismo. E, cada vez mais, aquilo que não tinha um impacto efectivo, começa a ter. Cada vez gente mais próxima. Cada vez mais real.

Não podes falar-me destas coisas, porque me retiras deste autismo que me vai protegendo. Não podes, porque me vais lembrando...

O título deste post podia bem ser "tenho uma colega que me deprime".  Não me tivesse ela hoje comprado uma sande de queijinho fresco e era mesmo!


 

5 comentários:

  1. Cada vez gente mais próxima. Cada vez mais real.

    ...sinto o mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Dia para dia o que pensávamos ser uma realidade longínqua e excepção, está a caminhar a passos largos para habitual e que pode, sem mais nem menos e sem grandes explicações, calhar-nos a nós.

    Eu sou optimista por natureza e tenho para mim que havemos de conseguir chegar a bom porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que assim é! Temos que ser optimistas em tudo! Aproveite e seja também optimista em relação ao seu familiar! Porque vai tudo correr bem!

      Eliminar
  3. Olha... Parecem coisas da minha mulher. Não pela comparação de faturas de supermercados, mas pela sande de queijo fresco.
    E não é que é mesmo a minha mulher! Cavaleira do Apocalipse economico! Ela é boa pessoa e é um mestre Yoda da economia caseira. Listen to her you must!


    Obs.Consta que eu deveria ter lido isto antes da mulher. Era isso que teria acontecido não fosse ontem um dia de intensa actividade laboral ( powerpoints)

    ResponderEliminar
  4. Ahahah! Amo a defesa!!!
    Espero que tenha corrido bem a apresentação ;) Bjs

    ResponderEliminar