terça-feira, 6 de março de 2012

Contos tradicionais

Na escola do meu filho pediram-nos para, em conjunto com os petizes, criarmos uma estória. Aproxima-se a semana da leitura e é suposto proporcionarmos aos pequenitos uma actividade familiar e escolar que estimule este gosto pelas letras e pela criatividade. Sim, eu podia ter feito a coisa sozinha, como já percebi que muitos pais fizeram. Ou podia, simplesmente, "esquecer-me". Mas, aqui a menina, que se finge desinteressada e terrível, gosta de cumprir e, acima de tudo, acredita.

Eu- "Filhote, vamos contar uma estória?" (entusiasmo!!)
Filho- "Sim, pode ser sobre bay blades" (aborrecimento...)
Eu- "Anda para o pé da mamã!" (entusiasmo!!)
Filho- "Faz tu. Estou a ver o Benfica!" (entusiasmo... pelo jogo...)

Bom. Uns minutos depois consegui despertar a sua atenção. Eis o que resultou:
Combate de amigos
Era uma vez um menino que se chamava Gingka. E ele gostava muito de brincar. A brincadeira preferida do Gingka era combater com os bayblades. O seu melhor bayblade era o Pégaso.
Um belo dia, o Gingka foi combater e levou o seu Pégaso para lutar com o LDrago que era muito forte. O Gingka esforçou-se muito e lançou na arena com toda a sua força o seu Pégaso mas outro menino que se chamava Ryuga lançou de muito alto, o seu LDrago. A manobra foi muito especial e o pião rodou muito, muito rápido e com muita força.
O que será que aconteceu?
O Pégaso saltou para fora da arena e ganhou ao lDrago. Mas o Gingka não ficou triste. Ele e o Ryuga são amigos! Uma vez perde um e outra vez ganha outro. Assim, o Gingka e o Ryuga voltaram a fazer girar os seus bayblades e tiveram toda a tarde a brincar!
O último combate foi entre o Lobo Negro e o Sagitário. Ganharam os dois!
"Foi um empate!"- disse o Gonçalo que também entrou na brincadeira!

Reparem como a história fala sobre amizade, sobre o interesse em participar e sobre brincadeiras salutares! Já não é como antigamente em que princesas são escravatizadas, em que meninas são comidas por lobos ou em que porcos constroem casas.
Isto sim!


4 comentários:

  1. Muito bom! E na verdade, pensando bem, afinal as estórias do nosso tempo nao eram assim tão menos violentas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem piores as estórias do nosso tempo! E surreais! Qual é a probabilidade de nos perdermos no bosque e encontrarmos 7 anões? Convenhamos que a coisa não foi muito bem pensada!!! ;) Bjs

      Eliminar
  2. Gosto daquela parte em que "uma vez perde um e outra vez ganha outro" e o empate entre o Lobo Negro e o Sagitário, pensando melhor acho que o Sagitário devia ganhar.

    E os nomes da malta? Muito à frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E primeiro que eu percebesse o nome das personagens?? Tive de ir ver ao livro alusivo à temática... e o miúdo fez-me praticamente um favor!! Interrompi-lhe o jogo... Enfim! Já está a história impressa, o desenho pintado e pronto para amanhã afixar na escolinha! Dever cumprido! :) Bjs

      Eliminar