terça-feira, 17 de julho de 2012

O miúdo que ainda diz "escoletas com arroz"


Não sou pessoa de stressar muito com as maleitas dos mais pequenos. Não corro para o hospital e muito menos telefono a médicos quando o termómetro ultrapassa os 37º. Não tenho por hábito faltar ao trabalho dias a fio e já entreguei os meus filhos na escola acabados de engolir um anti-pirético. Relativizo tudo aquilo que é de o fazer e faço-o porque tenho consciência de que tenho a sorte de ter filhos saudáveis. Febres, otites, amigdalites e afins são encaradas com tranquilidade e doses extra de mimo. A atitude advém obviamente da minha maneira de ser mas, sem dúvida, do facto de já ter passado por isto vezes sem conta.
O meu filho nasceu às 37 semanas com 3.960. Pouco fraquinho. Com 5 meses foi internado com uma bronquiolite e, durante os seus cinco anos sucederam-se todos os problemas que me fizeram doutorada em otorrinolaringologia. Com três anos foi operado ao nariz e aos ouvidos e, desde então, a sua respiração melhorou. As constipações permanecem mas a evolução negativa raramente acontece. Na semana passada foi com alegria que o médico anunciou que já não necessita de cuidados especiais com a água. Ir para a praia, para a piscina ou para a natação sem tampões e banda foi sinónimo de alegria familiar. O miudo esboçou o maior sorriso dos últimos tempos. Era vê-lo a mergulhar e a tomar banho com prazer. Passaram três dias. Três dias! Domingo começaram as dores. Passou a noite a chorar. Ao colo. Com festas e mimos.  Ontem foi dia de Hospital. Depois das urgências seguiu-se o recurso ao seu médico. Horas e horas com  o miúdo ao colo. Com o miúdo de 5 anos que aparenta 7. Mais uma dose cavalar de antibiótico e auxiliares... mais dias em casa das avós... mais noites com gemidos e dores. É só uma amigdalite. É só uma otite. Nada preocupante mas... doeu-me o coração. Depois de semanas de expectativas e planos não pode ir à praia com os amigos da escola. Na única semana em que era possível ir, adoeceu.
Quando hoje chegou a casa ardia. Deitámo-nos na minha cama fresca e tirei-lhe a roupa. Ficou feliz quando abri o livro dos dragões. Contei-lhe a história. Devagar. Esqueci tudo.
"Mamã, acho que já estou melhor".
Eu fiquei definitivamente melhor.

7 comentários:

  1. Tenho uma com 6 anos, que embora não diga escoletas com arroz, diz outras coisas do género e fica também febril por tudo e por nada! Há séculos que me pede para fazer natação mas eu até tremo só de pensar nas otites, nas adnoidites e amigdalites...Por ano são antibióticos atrás de antibióticos...E ninguém diria que foi amamentada em exclusivo até aos 7 meses!

    ResponderEliminar
  2. Oh pah... até fiquei lacrimejante... :s
    Já está melhor?

    ResponderEliminar
  3. O meu filho te mais velho no espaço de 8 meses tomou 15 antibióticos. Era otite da direita, que poucos dias depois de acabar um antibiótico aparecia na esquerda e vice-versa. No meio das otites apareciam laringites e faringites. Foram férias e fins-de-semana cancelados, festas de amiguinhos a que não ia à última da hora. Um dia li um artigo que dizia que os Maia tinham grande cuidados de higiene, nomeadamente no que estava relacionado com os banhos matinais. Eles acreditavam que estes evitavam todo o tipo de doenças por activarem o sistema imunitário. Logo pensei "porque não!". E passei a colocá-lo no duche de manhã comigo, dava-lhe banho e ficava lá enquanto eu tomava banho. Depois continuava enquanto o pai tomava duche. E desde que começamos o ritual teve num ano uma otite, uma amigdalite e uma faringite. O que ele antes tinha em 2 meses no máximo. E quando tive o mais pequenino, mal conseguiu sentar-se iniciámo-lo logo no mesmo ritual. Doenças nem vê-las. Com 5 anos deve ter tido umas 3 laringites, mas associadas à alergia dos fenos.

    ResponderEliminar
  4. inspirador, tão inspirador. Bonito texto, bonito por aquilo que nos transmite. Ser mãe é isso: contar historias de dragões, devagar e ser-se recompensada no fim.

    ResponderEliminar
  5. Mas haverá remédio mais milagroso do que o colo da mãe? Ainda hoje, tenho vontade de me aconchegar nos braços da minha assim que me sinto mais fragilizada!(tirando os dias em que me apetecia mesmo era regressar ao útero!)

    ResponderEliminar
  6. Tadinho, não merece, logo agora que se deve estar tão bem na praia.

    As melhoras.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. O meu pequenino grande ainda não está melhor. Tive séries dificuldades em controlar a febre hoje mas agora dorme fresco e tranquilo. Obrigada pelas vossas palavras! Raio de bichos!!! Bjs

    ResponderEliminar