terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Malditos 10%

Os meus filhos NUNCA foram fáceis de adormecer. NUNCA! 
Recordo-me da minha filha, ainda no berço, ao lado da nossa cama. Eu não me tapava até ouvi-la a respirar profundamente. Só o barulho do edredon a acordava e depois... era o desespero. Ouve outra altura que a miúda chorava com medos. Tinha pavor de adormecer. Eram fantasmas, monstros, ladrões... e eu com toda uma retórica a demonstrar que se tratavam de medos sem fundamento. Em vão, claro está. Momentos houve que se levantava. Quando achávamos que já estava a sonhar com a Hello Kitty, a miúda estava agachada num corredor da casa, bem perto de nós. No escuro. Caladinha. Quando passávamos da compreensão para a exasperação, recorríamos ao tratamento de choque. Confesso que nos zangávamos, que colocávamos de castigo, que recorriamos à maior espécie de chantagens... E à medida que foi crescendo, os problemas foram passando.
Numa primeira análise poderia assumir que se tratava de um erro de principiante... coisa de pais amadores. Mas o segundo filho veio comprovar os génes difíceis na arte de adormecer. Muito melhor, devo dizer. Mas, ainda assim, não muito pacífico. A fórmula era simples. Cinco minutos deitada(o) ao lado dele e... K.O.. Mas, passada a barreira dos 5 anos, começámos a "mandar para a cama" como fazíamos com a irmã. 90% das vezes a coisa corria bem. Íam os dois e assumiam que o pé de igualdade conferia justiça à obrigatoriedade de descansarem o corpo. Mas... os outros 10%... os outros 10%... davam cabo de mim. Dão cabo de mim. Ainda hoje.
Bem há pouco, choramingava que não queria dormir e outras resmunguices que aprendi a ignorar mantendo um olhar interessado. Mas há que respeitar o maior dos segredos. E aqui partilho o ensinamento: coerência! Acima de tudo. Não se volta atrás. Nunca!
No matter what!
Nem há dez minutos, gritava do quarto:
"Não consigo dormir!"- Não faz mal. Fica acordado.
Segunda tentativa: "Estou a ter pesadelos" (acordado, atentem!)- Pensa em coisas boas!
Terceira tentativa: "Não consigo". Então também não posso ajudar-te!
 ...
Silêncio. Está a ressonar.

18 comentários:

  1. Conheço bem esse drama. E a conversa do gritarem "Estou a ter pesadelos" é recorrente na nossa casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamã, estou a ouvir um barulho! Adoro responder "eu também!"... Bjs

      Eliminar
  2. É por estas e por outras que o meu instinto maternal emigrou...

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Corrigido! Mil perdões! Estou agora a fustigar-me, há (com H) 5 minutos, e já em sangue. ;)

      Eliminar
    2. Bom dia! O meu nome é Ana e não a corrigi por maldade, mas tenho uma obsessão com a correcção do português (defeito de formação, talvez) :)
      Gosto muito de ler o seu blogue.

      Eliminar
  4. lá em casa tinhamos um elemento assim... depois de ir para a cama, vinha umas quantas vezes à sala pedir água, dizer que tem frio, que tem calor... a estratégia de ignorar de facto funciona, porque ele foi-se cansando, e agora vem cada vez menos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E deixa a porta aberta... e tenho fome... e afinal esqueci-me de lavar os dentes... LAVAS AMANHÃ!!!

      Eliminar
  5. Queres trocar os teus 10%? É que a mim calharam-me os outros 90%...
    Puto. Dormir, o que é isso? Primeiro, era da mama, claro que era da mama, ele e a irmã mamaram até grandes (ela, 2 anos e meio, ele 3), pelo que tinham de estar perto da leitaria, certo? Até ai a gente percebe. O vicio, de quem nunca quis chupeta porque, como dizia a pediatra, quem é que quer borracha quando tem carninha quentinha com batimentos cardíacos iguais aos de quando estão in úterum, a gente também percebe 8até aqui, a mãe é que treia sido uma irresponsável e os teria habituado mal, certo? Errado, porque a mãe sou eu e fiz o melhor que pude e soube e segui o meu instinto - e instinto de mãe não falha (!!!)
    Remetamo-nos apenas ao pilinhas da casa: até aos 8 anos a mãezinha parecia uma bolinha de ping-pong entre o quarto dele e o meu. O gajo mal eu me levantava, tunga, afinal não estava a dormir. Ferrava lá para as 4, 5 da matina. E além de eu estar até essa hora num desassossego de cantorias - ele sabe dizer até hoje quais eram, uma por uma - até me doer a garganta e eu começar a instrumentalizar com o nariz, ainda levava com os amuos do marido, qu'isto não é vida (pois que para mim também não era...)
    Bom quando fez 9 anos, aproveitei a data e estás grande, acabou-se. E acabou-se mesmo (quanto à coerência estou 500% contigo)
    Hoje o garoto tem 16 aninhos.
    Hoje saí de casa (moro no primeiro andar) e tenho a sorte de 'apanhar' as duas vizinhas de baixo na escada...
    - ai o menino hoje dormiu mal!
    eu - não: o menino hoje NÃO DORMIU.
    - ai, mas isso faz-lhe mal!
    (i.e: estar a noite toda de volta do c*b*ão do pc)
    e eu - pois faz. E o que é que eu posso fazer MAIS? Nem desligar o quadro, que ativo o mini-gerador (e até parece que o gajo não o sabe ligar, duh!)
    Saí e enfiei-me no carro a cuspir fogo e a deitar fumo pelas orelhas. As senhoras não têm culpa: só verbalizaram o que me vai na cabeça as 16 horas que estou acordada.
    O puto está com uma depressão aguda (palavras da psicóloga). Está medicado porque responde sempre que não consegue dormir, quando o psiquiatra lho pergunta.
    Hoje eu fui à casa de banho às 5 e meia, e ia para ali um regabofe (pouco barulhento, mas ainda assim...). O pai levantou-se às 6, estava ele a tomar a medicação e a deitar-se. Olhou para o pai e sorriu. o pai olhou para ele e não disse nada.
    - porque se disser, o gajo entra em depressão profunda (e não, não é birra nem fita. Entra mesmo).
    Por isso, agradece os 10%.
    Esperança: sexta-feira, psiquiatra novo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (não são erros, são gralhas, ok?)

      Eliminar
    2. Oh Fátima! De facto, eu só brinco com coisas que nada têm de sério ou problemático. Os meus 10% não são nada comparado com o que ouço por aí. Muitos miudos grandes ainda a dormir com os pais... mas a tua situação é bem mais preocupante. Deve ser muito complicado porque quando não se dorme, entra-se num ciclo de cansaço desesperante. Eu fico exausta quando não durmo uma ou duas noites...imagino vocês. Espero que esse novo médico surta rapidamente resultados positivos. Se morares no Concelho de Oeiras tenho mais uma dica que te posso enviar por email. Um beijinho!

      Eliminar
    3. Seixal. Não é muito longe, mas é Seixal...

      Eliminar
    4. E ele dorme... o dia todo... arghhhhh... hoje não, dormiu 5 horas mal dormidas e está-me a pôr maluca. Acho que quem não tarda vai dormir... sou eu.

      Eliminar
  6. Não vamos falar de noites, ok?
    Mas nada que se pareça com as noites da Fátima! :(
    Bom, relativizar é o que é preciso... (suspiro ensonado...)

    ResponderEliminar
  7. bem, tiram-te do sério! Mas acho muito bem que respondas assim...um dia quando for mãe também quero fazer o mesmo (o puto devia era sair a mim, assim só come e dorme xD) hahaha

    ResponderEliminar
  8. Oh, Ana! Só tenho a agradecer! Ainda por cima trata-se de um erro que raramente cometo. Achava eu... Obrigada! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Sou solidaria com as noites mal dormidas . Nada que se compare ás noites da Fátima, mas o meu de 3amos recusa-se a dormir, com o sem ajuda. Agora tentamos um regularizados de sono, mas tudo igual. Nao imaginam o que duas/três noites mal dormidas podem fazer , e agora multipliquem por semanas e meses....
    Forca Fátima!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar