quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parecem calhaus!

Que atire a primeira pedra quem não se zanga com os filhos de manhã. Quem não os entrega na escola de rosto fechado. Quem não se irrita, esbraceja e mesmo... grita. Atirem pedras, atirem.
Ou sóis robots, desenhos animados quiçá ou... a minha avaliação de desempenho parental vai ser uma nódoa, este ano. Não quero leite. O leite está frio! Deviam ser três colheres de chocolate e não duas. Deviamos poder ir de calções, mesmo que chovam limões. Pão, não queremos. Espeeeeeraaaa. Já vooouuu. Não era queijo, era doce. Não quero ir. Tenho sono. Só mais um bocadinho. Agora tenho por gel. Ai, o meu penteado desmanchou-se! Não gosto destes ténis. Ele empurrou-me. Ela chamou-me parvo. Dói-me a barrigaaaaa...
Ainda me espanto com a velocidade com que o meu humor se altera. De um sorriso matinal, beijinhos e palavras doces passo- dos 0 aos 100- para ameaças perpétuas, castigos efetivos, palmadas bem assentes (sim, processem-me), e um semblante capaz de meter medo ao susto.
Convosco é diferente? Posso ir viver para aí? Só eu...
 

24 comentários:

  1. Também ando há procura de tal casa... :S

    BJs.

    ResponderEliminar
  2. of course, not. é tal e qual.
    e se não fossem esses momentos como dar valor aos outros? como não apreciar aqueles olhinhos lindos a olhar para nós ao acordar (antes de começar a birra "tenho sonoooooo, não quero ir prá escolaaaaaaaa"), como não esperar ansiosamente por eles ao final do dia, na expectativa das coisas que vamos fazer juntos, embora depois seja banho, jantar, tpc's, e historia de deitar. e o "quero ir ao parque", mas já são quase 8 horas, não há tempo! e deitá-los cedo na esperança que no dia a seguinte não lhes custe tanto acordar e a nós acordá-los.

    ResponderEliminar
  3. Same here. A minha hoje mal se sentou na mesa começou a choramingar feito bebé porque ainda não tinha o prato do cereais à frente. Sobe-me logo os calores pá!

    ResponderEliminar
  4. Agora... imagina isso tudo mas... com 3 adolescentes! Pela sua parte já acordam mal-dispostos e depois ainda nos desfazem a cabeça em água! Ontem disse à minha filha que lhe ia aumentar a mesada em 10 Euros... para ela me comprar todos os meses a tinta para tapar os cabelos brancos que me provoca todas as manhãs!!!! Bjos. (não estou de todo a assustar-te para o que aí vem...)

    ResponderEliminar
  5. a minha (2 anos e 8 meses) acorda já na minha cama, bebe o "nininho" e depois não quer ir à casa de banho! começa a espernear, de há uns dias para cá, e depois acaba por ir à gargalhada porque o pai a pendura de cabeça para baixo e a leva agarrada pelos pés até à casa de banho...

    ResponderEliminar
  6. Calhaus não atiro, mas posso acrescentar à lista:
    " Quero ver televisão! Não quero que seja o pai a levar-me! Só vou se for com o pai e às cavalitas! A cerelac esta fina! Não sei onde esta o tpc de inglês! Perdi o telemóvel ontem! Não quero nunca mais usar calças! Oh mãe os manos estão a rir-se de mim! Hoje não quero almoçar na escola, é peixe!......
    Os meus filhos têm 11, 8 e 5 anos e dão comigo em doida......

    ResponderEliminar
  7. Como não sou a mãe do Ruca... sou assim, mas com duas meninas (8 e 3 anos): não quero esta roupa, hoje quero pão, não hoje quero cereais, tenho calor, tenho frio, não quero trança, quero totós, não quero lavar os dentes,ela bateu-me, ela riu de mim, onde está o meu bebé, não este bebé o outro, não é este é o outro...socorro...! Por vezes penso que sou só eu que grito, que repreendo, que me chateio, por isso é bom saber que existem pessoas não tão perfeitas como eu!

    BJS

    ResponderEliminar
  8. É parecido. Mas desde que comecei que a acordar mais cedo, a ter tempo para lhe ler uma história ou brincar um bocadinho antes de sairmos, tem corrido muito melhor. E se há coisa que recuso mesmo é entregá-la na escola cabisbaixa. Só a entrego feliz, depois de ter recebido os meus beijinhos e abraços e sorrisos. Disso não abdico!

    ResponderEliminar
  9. A sério, há dias em que sinto que estou sempre a gritar-lhes o que é extremamente frustrante, porque eu tento lembrar-me que eles são crianças, mas há décima vez que tenho mandá-los para a cama, ou mandar fazer os trabalhos de cas, ou chamá-los para qualquer coisa salta-me a tampa. E quando de manhã digo-lhe não sei quantas vezes, olha que o tio já está à tua espera( é ele q a leva à escola), despacha-te, e ela colada ao televisor nem ai nem ui. Só quando dou um berro é que acorda para a vida. Resultado: nervos em franja logo dde manhã.

    ResponderEliminar
  10. Lá em casa a situação é igual e hoje foi um desses dias...

    ResponderEliminar
  11. É bom ler coisas assim, afinal sou normal

    ResponderEliminar
  12. Dei por mim exactamente nesse ciclo vicioso e depois decidi que afinal eles são crianças e eu adulta. Logo (em teoria :) ) eu estou em vantagem e decidi racionalizar a situação e fiz algumas alterações. Eu implementei 4 ementas para pequeno-almoços e uma regra: se querem uma coisa diferente das da ementa, eu aponto para termos para o pequeno-almoço do dia seguinte (às vezes é complicado cumprir, mas pelo sossego dos restantes dias desdobro-me!). Ao fim de umas birras deixaram-se de exigências e as escolhas matinais passaram a ser pacíficas. Quando acordam estou lá para dar miminhos e bons dias e têm de me dizer o que querem das 4 opções :) . A roupa é a farda da escola (dá imeeenso jeito!) e podem ir com os sapatos que quiserem dos 2 ou 3 pares que lhes dou à escolha (para evitarem irem de ténis de pano com chuva torrencial). Também percebi que passava a maioria das manhãs a gritar que nem uma desalmada e decidi instituir a regra do "conta 3". Eu digo para fazerem uma coisa, se não fazem ou reagem mal, conta 1. Quando somei 3 num dia já sabem que no dia seguinte não há "ecrãs". E com isso aboli a maioria da gritaria e eles sabem com o que contar. Por vezes quando ameaço contar 3 o mais novo de 6 anos não se contem e chora que nem um desalmado. Só tenho que ter paciência e deixá-lo chorar que de repente fica muito calmo e sereno e até me vem pedir desculpa. Mas mesmo com todas estes truques e técnicas há dias que têm que levar um grande sermão a caminho da escola, mas tento fazer um esforço para os deixar sempre com um abraço, um beijão e um sorriso para recordarem ao longo do dia.

    ResponderEliminar
  13. Ahhhhh, lá por casa é igual... não estou sozinha neste mundo!! De qualquer forma, os meus filhos, dois rapazes adolescentes com as suas manias normais inerentes - o cabelo, as sapatilhas, as calças acima ou abaixo do joelho, o usar ou não casaco num dia que chove ou não há previsão de temperaturas acima dos 10º, o que é que levo para o lanche, ah esqueci-me hoje tenho um trabalho de grupo na casa de fulaninho ás 15h (really????), pode despertar em mim uma crise de loucura de decibéis que nem te passa pela cabeça... mas como eu própria tenho muito mau acordar, tento controlar-ME ( e penso, não és só tu, sou eu...)

    ResponderEliminar
  14. Deixe lá... depois eles tornam-se adolescentes e a coisa piora. Muito!
    Lá para os 20, 22 muda tudo. Eles "voltam", percebem o que fizemos por eles e vai ver que valeu tudo a pena. Não pode é desviar-se do seu caminho: não ceda para ser a mamã simpática. E nunca, nunca facilite, porque facilidades a mais já eles têm neste mundo de hoje. Um dia, os berros, os gritos e os conselhos (agora não ouvidos) vão produzir efeitos. E tudo terá valido a pena.
    Até lá... é cruzar os dedos e esperar que o tempo passe. E passa tão depressa...

    ResponderEliminar
  15. Continuação da saga: levanta-te, já estás atrasado... Então demoras muito? Já sabes que nao podes vestir isso, que está frio. Nao chores, tenho que te pentear. O que queres comer? Nada? Mas não podes beber só leite, já sabes. Não, não ligues a televisão se não, nunca mais saímos.....
    E hoje o mais velho perdeu o autocarro... Lá fomos nós de carro a assapar para a proxima paragem e quando os deixo, cerca de uma hora depois, já estou de rastos e pronta para descansar.
    Haja paciencia....

    ResponderEliminar
  16. Tão bom ler isto!!!!! Afinal não sou a única freak neste mundo!!!! ;-)

    Bom dia!!!

    ResponderEliminar
  17. Tão bom saber que afinal há mais! :D
    Lá por casa, sózinha com um de 3 anos e outro de 9, o filme é exactamente o mesmo!! Não quero esta camisola, quero a outra, não quero leite branco quero chocolate, quero pão com manteiga, afinal não me apetece comer, já vou que está a acabar os bonecos não sei o quê.... SOCORRO!!! Há dias em que só me apetece sair porta fora....
    Quando saio de casa já vou mais cansada do que ao fim de um dia de trabalho! Mas depois chegam à noite e são os abracinhos, os miminhos e tudo o que faz valer a pena... até à manhã seguinte :)

    ResponderEliminar
  18. Cá em casa o filme é o mesmo TODOS os dias da semana!! Até dói!! Qualquer dia a vizinhança chama a protectora dos animais (como diz a minha M.).

    ResponderEliminar
  19. so true !! Tal e qual, vou intervalando a doçura momentânea com os ralhetes azedos e descabelados !

    ResponderEliminar
  20. Por isso é que me rio muito quando vejo aqueles desafios da psicologia positiva, do não berrar, do não dar palmada. convidava-os todos a passar 2 manhãs e 2 fins de tarde em minha casa. Passava-lhes logo a conversa da positividade, do reforço da auto-estima e da mensagem de esperança.
    É um CAOS de manhã.

    ResponderEliminar
  21. Hoje tive que dar uma bela palmada logo de manhã. enquanto enfiava os sapatos a uma, que insitia ir de sandálias, apesar do diluvio, o mais novo resolveu desenhar com pasta de dentes na bancada da casa de banho...sob o olhar conivente do mais velho.

    ResponderEliminar
  22. Não sei se é por ter só um filho, mas de facto não tenho destes problemas :)
    Ás vezes implora para ficar na cama mais um bocadinho, mas de resto nem pia . Tem 11 anos.
    Carla Nunes - Ilha da Madeira

    ResponderEliminar