domingo, 16 de junho de 2013

Parvóquê?

Hoje temi que a Pediatra que atendeu a minha filha na urgência hospitalar tivesse lido este blog. Mal colocámos um pé no gabinete, a profissional do bem estar questionou-me se a tinha esbofeteado. Assim! Esbofeteado a minha filha! Após a festa do final de ano da escola na quinta-feira... a festa de aniversário da piquena para familiares e amigos, na sexta-feira (após a festa da Rititi)... o Sábado de trabalho até às duas da manhã... a senhora não podia adivinhar que às nove horas de Domingo... três horas antes da festa dirigida a amiguinhos da escola, ATL e afins... o meu humor e conhecimentos médicos estivessem ausentes do meu cérebro. Parece que, afinal, aquilo que eu supus ser uma alergia daquelas (com fundamento que eu não partilharei nem sob tortura mas que relaciona-se com a utilização de creme protector do ano passado), consiste na, vulgarmente conhecida, doença da bofetada.  Pois que, de facto, o diagnóstico foi imediato. O corpo às manchas e as faces inchadas plus ruborizadas ajudaram a que o termo técnico surgisse- Parvovírus. E eu, que ignorava a existência de sintomas físicos e visíveis associados a um estado de parvoíce, fiquei assim: parva! Mais...

11 comentários:

  1. lindo! se serve de consolo, eu também desconhecia tal doença até os meus rapazes a apanharem... no meu caso achei que tinham comido qualquer coisa na escola, ou que tinham andado a fazer pinturas faciais estranhas, porque entrei sala adentro e a turma toda estava no mesmo estado... passei a vergonha de ser a educadora a dar-me a explicação técnica da coisa :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu estava longe dessa possibilidade... só pensava no protector solar... Bjs

      Eliminar
  2. Nunca ouvi falar... Desculpa lá a burrice, mas não percebi o enquadramento da bofetada... Era a medica a brincar, nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A médica estava num misto de brincadeira e seriedade. A minha filha parecia- de facto- ter acabado de levar dois estalos de tão vermelha que ficou a sua cara... Bjs

      Eliminar
  3. Desculpe a pergunta, mas está a fazer alguma medicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não tem problema! Não está a tomar nada. Não existe medicação para este vírus mas ela também não revela nenhum mau estar. É só mesmo um aspecto... esquisito ;)

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta. Acho que o meu filho teve esse vírus há dois meses, e só descobri depois. Fomos a um casamento onde houve pinturas faciais, e ele não teve qualquer reacção no dia, um ou dois dias depois apareceu com a cara vermelha, rosada e pensei ter sido reacção às pinturas.... Passado uns dias, fui à escola dele e ouvi que um menino estava com a doença da 'estalada'... explicaram-me e era exactamente a sintomatologia do meu...Agora ouvi a sua descrição... Fiquei a pensar... Daí a minha pergunta!!! Obrigada!!!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eu também conheço essa doença, é chamada a sétima doença ou a doença da bofetada...(nome parvo mas pronto.)
    A Lu também teve há uns 3 anos, como apareceu assim desapareceu, ela não fez medicação nenhuma nem teve febre, apenas tinha essas manchas e pouco mais.
    Beijinhos com muito carinho meus e da Lu

    ResponderEliminar
  6. Só para que conste, esta doença pode também ser chamada de 5.ª doença ou doença do estalo....

    ResponderEliminar