quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Repetição não é sinal de inteligência? (pergunta retórica: não quero resposta)

Entrou em casa e cumprimentou-me. Assim como se de uma visita se tratasse. Um olá e dois beijinhos. Olhei de relance estranhando a atitude mas deixei correr. Foi para o seu quarto em absoluto silêncio. Nem bola, nem televisão e muito menos barulho com a irmã. Deixei passar uns poucos minutos e fui averiguar. Encontrei-o dentro da cama, completamente vestido, a olhar sei lá para onde. Sentei-me e não demorou nem um minuto para começar a chorar. Daí a que me contasse o que se passava implicou colo, muitas palavras doces e beijos à mistura. Confessou, então, que lhe doía a garganta. Doeu-me o coração perceber o seu já pânico pelas injeções de penicilina a que se vê obrigado a sujeitar para que atravesse as recorrentes tormentas. Conscientemente, incorri no mesmo erro de sempre. Não vou deixar que adoeças! Pijama e jantar na cama. Mimos em frasco... Tudo mais tranquilo, lembrou-se que faltava terminar trabalhos de casa. Não o levantei e trouxe o caderno e lápis. Sem borracha. E iniciámos. Tarefa simples: construir frases com cada uma das palavras que tinha escrito erradamente no ditado do dia. 'Natureza' foi a primeira. 'A natureza é bonita.' Boa! Escreve! Seguia-se a palavra 'triste'. 'O Riscas está triste!' Muito bem! Escreve! E agora 'abelha'. 'A abelha vive no casulo'. Preguiça. Pressa. Hesitação. Muito bem, escreve. A abelha... Espera! A abelha não vive no casulo! É a borboleta!! Apago mamã? Não. Não temos borracha. Escreve: 'A abelha não vive no casulo'. Palavra seguinte: 'borboleta!!!'. 'A borboleta vive no casulo.' Boa. Escreve.
 
Conclusão: em situação de ameaça de doença...
 
A abelha vive onde eu quiser.
 
A borboleta vive num casulo, se eu deixar.
 
A criatividade literária está intimamente relacionada com a minha vontade de ir buscar uma borracha.
 

14 comentários:

  1. Isso aconteceu comigo! estranho estar a ler num blog um dejá vu. Tirando a parte inicial - as melhoras espero que os mimos tenham sido suficientes para afastar o bicho - o resto é igualzinho, a falta de borracha, a preguiça, as frases, as malditas frases que me perseguem, e a criatividade literária, isso também me acontece e é reconfortante saber que não estou sozinha. Até hoje pensava que sim.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada! Ainda não adoeceu... era o medo de adoecer... Bj

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada! Ainda não adoeceu... era o medo de adoecer... Bj

      Eliminar
  4. Dicazinha para irradicar algumas das dores de garganta e doenças subsequentes logo à nascença: Gargarejar com água e sal (meio copo + 1 colher de sobremessa de sal = 3 ou 4 gargarejos de manhã e à noite) + 1 colher de sobremessa de mel de rosmaninho de manhã e à noite (não convém serem mais de 2 colheradas por dia

    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... vou experimentar... quer dizer tenho que conseguir que experimente... obrigada! Bjs

      Eliminar
  5. Com o meu filho mais velho, também era de 15 em 15 dias antibióticos, até que fez um tratamento de um mês em que a ultima coisa a tomar foi uma injecção de penicilina, a partir daí todos os anos no inicio do outono toma bronco-vaxom, que não é comparticipado, mas nunca mais teve amigdalites, passei a dar também ao mais novo e tem funcionado muito bem...

    ResponderEliminar
  6. Vinha para te contar a dica do sal que a Chris do Amiximaki já contou. Uma vez fui ao médico e face à hipótese de levar uma injecção de penicilina que eu não queria de maneira nenhuma, o médico sugeriu-me que tentasse essa técnica. A dele tinha mais ingredientes era um copo de água com bastante sal, uma colher de café de água oxigenada e uma colher de chá de um desinfectante bocal tipo tantum verde ou outro que houvesse. Mas eu acho que só o sal e a água funcionam perfeitamente, é horrível de gargarejar mas muito eficaz, mais eficaz ainda quando estás com aquele início de dor de garganta, aí é quase garantido que passa se atacares logo a cena.

    Outra coisa que sugeria e que me ajudou imenso a não estar constantemente constipada e com dores de garganta foi tomar cápsulas de equinácea (ou Echinacea) que agora já se vendem em imensos sítios. Tomo na Primavera e no Outono e tem ajudado bastante.

    As melhora por aí : )

    ResponderEliminar