quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O meu blog sou eu


Por diversas vezes, naquilo que apelidamos de blogosfera, surgem críticas que se relacionam com a suposta exposição exagerada. A partilha de fotografias, pormenores da vida privada, dados pessoais e histórias que deveriam ser "só nossas". Obviamente que já senti isso na pele, até proveniente do meu "circle of trust". "Não devias ter partilhado aquilo", "Não se devem contar aquelas coisas", "O que vão pensar de ti?"... já ouvi algumas vezes. Mas apenas por segundos considerei tais julgamentos. O blog é meu e o blog sou eu. A propriedade obviamente que se circunscreve àquilo que escrevo sobre mim própria mas, engana-se quem julga que me conhece através desta pequena janela. O blog é apenas uma ínfima parte do que eu sou. É somente aquilo que quero mostrar. A comunicação é orientada. Não tem de ser por desígnios estratégicos como se pretendesse enviar mensagens subliminares. Mas, de facto, escrevo aquilo que quero que seja lido. Quando considero que deve ser lido. Mas também acho que se é verdade que só mostro uma pequena parte de mim, há quem tenha a capacidade de vislumbrar o resto. E também é verdade que, conhecendo-me ou não, consigo sentir o carinho de quem me visita. Nunca os números foram tão pouco matemáticos. Sei que provoquei sorrisos, gargalhadas, lágrimas ou alguma outra sensação a quem me lê. E é essa a essência deste que é um dos meus grandes prazeres. Podia dizer-vos que amo escrever. Que adoro contar histórias. Tudo certo mas incompleto. Na realidade, o que alimenta esta minha compulsão é o impacto que sei que provoco. É a interacção que, de facto, me move. É entrar numa sala para uma reunião e ouvir "adorei aquele texto", é ser reconhecida num supermercado, é receber um abraço sentido de uma seguidora que sabe muito sobre mim e cuja cara nunca vi, é receber emails pedindo-me conselhos ou somente para dizer olá, é receber telefonemas preocupados, é fazer amigos sem estar à espera, é receber carinho através do meio mais impessoal do mundo! E agora podia dizer-vos que foi esta a razão pela qual iniciei o blog. Dar-vos-ia uma imagem românica e inspiradora mas... seria mentira. (e eu deitaria por terra a minha faceta terrorista...) Iniciei o blog quando não sabia que existia uma comunidade destes espaços. Iniciei o blog quando não imaginava que alguém pudesse ter interesse em ler o que escrevia. Iniciei o blog acreditando que nunca ninguém saberia que era eu. Quando ansiava por um balão de oxigénio de uma vida de mãe atarefada e rotineira. Por um espaço onde pudesse escrever e contar histórias. Verdadeiras. Sem lacinhos e bebés de face rosada. Onde pudesse dizer que os meus filhos fazem birras horríveis só porque sim. Que o amor é infinito mas que sabe melhor à noite quando eles adormecem. Só para eu escrever e contar histórias... Mas faltava o essencial que depressa descobri. Faltava a sensação de ser lida, compreendida e apreciada. Talvez esta tenha sido uma das mais agradáveis surpresas da minha vida.


Vou corrigir o título. O meu blog sou eu e vocês. Um feliz somatório de pequenas partes.

Este texto é para a Sónia. Que conseguiu aquecer um bocadinho o meu coração quando eu achava que ele tinha parado.

5 comentários:

  1. Genial... compreendo esse sentimento embora não tenha blogue e até comente pouco .Um dia se te vir na rua dar-te-ei um abraço, pois claro! ... A sensação de estarem connosco que este meio dá e apreciarem-nos faz parte da vida saudável . Nós sozinhos ou fechados na familia e nos que nos são mais próximos não existimos na nossa plenitude.

    Foi para a Sónia como dizes o texto, mas decerto cada um que o Lê sente-o à sua maneira e esta foi a minha forma de te dizer que, embora muitas vezes em silêncio, também te aprecio e que a vida não é todos os dias cor-de-rosa e tu sabes dizê-lo tão bem! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto e concordo inteiramente com a Sónia. Um blog tem que ser mesmo o espelho da pessoa que o escreve. Tem que ser envolvente, directa ou indirectamente, mas que seja acima de tudo verdadeiro. Eu por exemplo, as vezes escrevo um pouco sobre de mim, para que os meus leitores de certa forma possam se identificar um pouco comigo, rever certos momentos que eles próprios já passaram. Posso também proferir que através desta experiência magnifica da blogosfera que estou a ter (e ainda só tem um mês e qualquer coisa de vida) que já fiz algumas boas amizades, que partilhei números de telefone a combinar um encontro, Inclusive já telefonei para casa de uma outra blogger porque ela precisava de desabafar. Acho isso tão bonito. =)

    Não sei se já lhe disse, mas adoro o seu blog e obrigada por me seguir no instagram. È um enorme prazer. :D

    Um beijinho, Andreia. ♡
    www.pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. É por estas e por outras que gosto de si e, em consequência, deste blogue.

    Um abraço apertado

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha e pelas palavras tão acertadas :)

    ResponderEliminar
  5. Já tive a oportunidade de te dar um abraço apertado num dia especialmente difícil para ti...e que bem que soube! O olhar que trocámos, embora breve, foi de duas amigas! Continua a tua partilha...nós continuamos por aqui! ♥ U

    ResponderEliminar