sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ano Novo

Agora que acabou mais um ano, faço o exercício habitual de olhar para trás. Elejo o melhor e o pior. Relembro o que aprendi, os desafios que cumpri, as metas que falhei. Tenho dificuldades. Fecho os olhos e sinto o embate. Vejo o carro em cima do meu, em câmara lenta, e o corpo da minha filha, rápido para trás e para a frente. Lembro-me do primeiro pensamento: nada de bom acontece. Lembro-me de mim a aguentar as lágrimas- a ser o adulto forte. Penso no ano inteiro e vejo pouco mais para além deste marco demasiado recente. Volto a tentar. Fecho os olhos novamente e vejo-me a correr. Por duas vezes, passo a linha da meta depois de muitos e sofridos quilómetros. Recordo-me do orgulho. Volto a pensar. Sinto algumas dores de relações que se desvaneceram e sinto alegria por aquelas que cresceram. Lembro-me de a segurar para ajudar a morrer. Sinto o cheiro da praia do Algarve. Morro de saudades dele todos os dias. Vejo-me a rir. Inúmeras vezes.  Lembro-me da casa na árvore ou do mexilhão na grelha. Sinto o vento na cara dos passeios de bicicleta e recordo-me do cheiro do pão que me habituei a fazer. Vejo-nos penduradas em árvores a apanhar figos ou a rir às gargalhadas que ninguém mais compreende. Fecho os olhos e sinto- mesmo- todo o carinho, proteção e mimo. Lembro-me novamente do primeiro pensamento e reconheço: tudo de bom acontece. E repito esta frase. As vezes que forem precisas. 

Os fios brancos do cabelo são pura ficção.
Os meus 37 anos foram felizes. Algumas coisas acabaram. Portas fecharam-se. Assuntos morreram. Nasceram coisas novas, outras cresceram. 
Não sei o que me aguarda o próximo ano que acabou de se iniciar. Sei, que qualquer embate terá uma enorme almofada.

3 comentários:

  1. Parabéns! Que os 38 sejam igualmente felizes

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Os dias menos bons servem para nos tornar mais fortes e resistentes! Os bons ajudam-nos a superar tudo! Que seja um novo ano muito feliz!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho que lhe dizer que Gosto mesmo muito da forma como escreve e descreve os seus textos no seu blogue. Leio poucos com uma escrita tão sentida...Parabéns e Obrigada pela sua partilha.
    Patrícia Emídio

    ResponderEliminar