sábado, 10 de setembro de 2011

Estado de semi-consciência

Auto-gestão é um conceito que não é muito valorizado no mundo da parentalidade. E é pena! Porque tem muita, muita potencialidade. Claro que conheço as estatísticas do número de crianças que cai de cadeiras, que se queima no fogão e afins...mas, é tudo uma questão de:

1. Efectuar um levantamento exaustivo dos riscos;
2. Assegurar a eliminação total de todas as ameças;
3. Treinar muito bem a audição em estado de semi-consciência.

Obviamente que, isto é uma ciência! Não é para toda a gente, nem para todos os ambientes e, muito menos para todas as crianças. Já para não falar daqueles pais que levam isto da parentalidade como uma religião.
Parentêses- do género, comprar chuchas de borracha, para os bebés não magoarem as bochechas com o plástico quando deitam suas faces numa almofadinha. Obviamente que eu comprei as da NUK que eram lindas de morrer...- Fim de Parênteses.
Estes, por favor, não leiam este blog.

Continuando... agora que os meus petizes já conseguem abrir o frigorífico e gritar em caso de atentado à saúde, eu começo a colocar em prática o maravilhoso conceito de auto-gestão.
Vou dar-vos umas luzes.
Os meus filhos SABEM que as manhãs de Sábado e Domingo são sagradas. Ninguém entra no nosso quarto, a menos que alguém jorre sangue ou exista fumo em alguma parte da casa. Este conhecimento é o primeiro passo para uma convivência salutar entre pais e filhos. De porta encostada, ouvimos os seus passinhos e conversas e, o melhor de tudo, é que continuamos na cama, na mais indecente ronha.
Ora, sabem ir ao frigorífico e estão autorizados a comer iogurtes. Na despensa, igualmente acessível, encontram saudáveis bolachas e suminhos. E a fruta...a fruta... pronta a comer!! Pequeno-almoço assegurado. Nos quartos, cada um sabe ligar a sua televisão (Que horror!!! Tv no quarto das crianças!!! E logo duas!! E com DVD!!!). Monstros. E brinquedos existem aos pontapés. Sabem utilizar autonomamente os sanitários por isso temos duas horas, no mínimo, asseguradas!!
E a auto-gestão tem corrido muito bem!
Hoje, enquanto deixava escorrer baba na almofada, ouvia a minha filha:
-Sabes, ontem quando foste para a cama, o papá fez pipocas e eu comi com ele a ver aquele programa das palhaçadas.
- Não me interessa! Eu hoje vou ao futebol com o pai!
- E eu vou dormir a casa da Madalena!! E isso é mais tempo! E vamos ao McDonald's.
E inicia-se um choro.
Esta parte, ainda não conseguimos controlar. Mas eu sei que lá chegaremos.

Mas não se deixem enganar! Nenhum de nós se levantou. Não havia sangue...não havia fumo.

2 comentários:

  1. Que indecência tão bem educada!!!! Assim é que é crianças educadas paizinhos felizes!!!! e esta autonomia só lhes faz bem... fá-los crescer!!! Quero ver quando eles forem crescidos e levarem os/as namorado/as para casa se ainda vão querer a porta do quarto fechada!!!;)

    ResponderEliminar
  2. A autonomia conquista-se e se nós lhes ampararmos todas as quedas, quando forem adultos e cairem vão esperar pelo "amparo" e dificilmente se vão levantar sozinhos.
    As minhas filhas, ao fim de semana também preparam pequeno almoço (há sempre iogurtes, pacotes de leite com chocolate e bolacha Maria) e com isso consigo duas coisas: dormir + uma ou duas horas e sei que se algum dia estiver doente (por exemplo) elas não vão "morrer" à fome.Já reparam bem como os nórdicos tratam os filhos, qualquer mãe portuguesa iria achar uma heresia, mas são ou não são auto suficientes e mais produtivos do que nós?

    ResponderEliminar