segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Marco quê?

Todos os dias, nas milhentas voltas de dou, acabo sempre por passar bem junto a um marco geodésico...
E, em cada uma dessas ocasiões, os meus filhos me perguntam de que se trata. Quando ainda não tinham ultrapassado os quatro anos de idade, eu deslumbrava-os com a história de um foguetão estacionado. Mas, a minha consciência começou a pesar-me à medida que as suas idades faziam-se acompanhar de uma maturidade que não se compadece com este tipo de explicações.
E assim, hoje, e após repetição da pergunta, acabei por ir ao Google. E a explicação é fácil, fácil:

"É um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
  • 1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
  • 2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
  • 3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km"

Estou muito mais descansada. Amanhã quando passar lá novamente, vou explicar com clareza que o foguetão permanece avariado e, aguarda o respectivo arranjo que só será possível após recuperação financeira do nosso país. Estou disposta até, a encetar toda uma explicação acerca da actual conjuntura que envolve uma recessão económica cuja resolução, a curto prazo, se afigura dificil. Poderei eventualmente mencionar o facto da subida exponencial das taxas em vigor representar um impacto negativo directo no poder de compra dos cidadãos, aspecto que contribui grandemente para a estagnação do mercado. Só quando apostarmos na produção nacional e marcarmos uma posição no sector das exportações, daremos os primeiros passos para recuperar económica e socialmente. E aí, sim, estaremos em condições de mandar vir alguém arranjar o foguetão que está estacionado para os lados de Carnaxide, vai para alguns anos.

Toma lá ó Google!!!




3 comentários:

  1. opá tu és demais!!! O google é pequeno para ti o facebook um smurf!!!! lol

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah...Explica lá "Oh Educadora" o que é um Marco Geodésico!

    ResponderEliminar
  3. e vou explicar!!! venho fazer copy deste belissimo texto!!!! bjs

    ResponderEliminar