quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amigos Run4Fun


‎3 dias- 25 km.

Sei que para os vossos ritmos, para a vossa energia e resistência, este é um pequeno marco. Para mim, contudo, significa muito mais. Representa um enorme esforço. Esforço de quem nunca fez desporto a sério, esforço de quem carrega peso a mais do que o seu corpo devia suportar, esforço de quem deixa os filhos a dormir e esforço de quem enfrenta a noite e luta contra a tentação do conforto do lar. Nunca é fácil. Ainda não corro por prazer. No momento em que corro o esforço inibe-me de sentir as alegrias que adivinho que existem mas, quando o relógio apita e cumpro o objectivo que estabeleci, a satisfação é imensa. Incomparável.
Porque resisti, porque alcancei e porque, a pouco e pouco, vou-me ultrapassando. Essa é a minha verdadeira alegria!

7 comentários:

  1. Escrevi este post no "grupo do fechado" dos Run4Fun ao qual pertenço no FB. Não resito a partilhar aqui alguns dos comentários que me aqueceram o coração:

    "Força, x! Já é uma grande evolução! A força de vontade devolve-nos alegrias que não são simples de descrever.
    Ainda me lembro dos primeiros dias em que comecei a tentar correr, há 7 anos. Corria uns 100 ou 200 metros e depois tinha que caminhar para conseguir recuperar. Em 2004 fiz a 1ª corrida. Foi na Mini da Ponte (8 km). Fiz uma boa parte a caminhar. Durante algum tempo achei que o melhor era "mudar de vida" e só uns anos depois comecei a fazer alguma coisa de jeito."
    "X, mas se há satisfação, logo há implicitamente prazer, portanto já há um run4fun (pode ser discreto, tímido, mas está lá!)."
    "Fantástico x, mais uns kms nesta semana e estarás a pensar em correr a tua primeira meia Maratona. Quem demonstra essa força de vontade nada mais precisa. O resto é simples, quanto mais treinas, mais corres! Bons treinos"
    "O prazer de correr virá mais treino menos treino e aí já não precisarás de mais motivação nenhuma. Toda a gente passa por esse processo. Continua! :)"
    "Olá x, fiz muitos treinos e corridas sem sentir o prazer de correr, mas sentia outras coisas; a alegria de lentamente começar a conseguir conversar durante os treinos; conseguir chegar ao fim das corridas; e as tardes depois das corridas em que estava agradavelmente cansado. Agora também já sinto a alegria de correr. Continua a correr porque os resultados compensam os sacrifícios, e se a componente física é importante a componente espiritual é tão ou mais importante."
    "‎25 kms em 3 dias é uma marca excelente para quem está a começar. Parabéns. Não desistas."
    "Há de fato várias formas de satisfação: 1. cumprir objetivos: 2. fazer coisas que nunca imaginámos podermos ser capazes de fazer; 3. o prazer da corrida, esse vem com os outros e com a habituação. Cuidado para não exagerares na rapidez de progressão, de modo a prevenir lesões. Toma atenção ao que o "corpo te diz". Dores existem sempre, mas se não forem impeditivas, é andar para a frente. Força, x, estás no bom caminho."
    "Cara x , bonito e emocionante texto : 25Kms em 3 dias para quem está a começar é fantástico; a "cantiga" do prazer é relativa, muitos de nós "saem" a dizer mal da vida e o prazer só aparece muitas vezes ao final...tem dias ;-) ; as grandes victórias fazem-se através de pequenas conquistas e pelo que relatas tens feito conquistas diárias. Continua, estás mais do que no bom caminho e o FUN aparece sempre nem que seja ao final do treino :-). Com o Teu espirito, o dia dos 25Kms num só treino está mais perto do que pensas...".
    "Enquanto existirem dificuldades neste desporto que escolheste para praticar, o seu espírito estará feliz e radiante. No dia que tudo ficar fácil e não tiveres dificuldades para alcançar as metas, seu espírito aos poucos vai ficando triste e sem luz. É essa dificuldade que faz a diferença. É isso que nos motiva a querer fazer melhor. A ir mais longe em menos tempo.
    Dores, impossibilidades, lesões, família, falta de tempo, compromissos, todas as dificuldades que possam existir, tudo isso são ingredientes nesta magia que é correr. Quando calçamos os ténis e vamos sair correndo feito "locos" por aí, é um momento só nosso e de mais ninguém. Viva cada momento neste processo de evolução no atletismo. Perceba todas as dificuldades e utilize elas como combustível na hora que tiveres correndo. Morrer é fácil. Mais cedo ou mais tarde chegamos lá. O viver é que é o grande "barato". Na corrida é a mesma coisa. A meta mais cedo ou mais tarde nós cruzamos. O treinar, as dificuldades impostas pela vida, isso sim, é o grande barato deste desporto. Viva todo este momento com muita intensidade. No fim só sobrarão as lembranças e que sejam muitas e interessantes de se contarem para os netos Grande abraço."
    Eh pá!! Assim, dá prazer!
    Obrigada, amigos!

    ResponderEliminar
  2. É bem melhor que nada
    Um grande passo, principalmente quando obedece a tantos outros sacrifícios. Coragem para continuar

    ResponderEliminar
  3. Parabéns. Eu sei o quanto por vezes é difícil vencer a inércia, o vento, a chuva, a falta de vontade, mas ir correr à mesma. Por isso, 25km é o que alcançou com esforço e muita, muita força de vontade, portanto 25km é, até agora, a sua meta. Coragem para continuar.

    ResponderEliminar
  4. eu conheço bem essa sensação de deixar a casa toda a dormir e arrastar-me para ir correr... e cada km é uma grande conquista!

    ResponderEliminar
  5. E existem km mais difíceis do que outros...obrigada pela força, Bee!

    ResponderEliminar