quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aprendizagens

É apanágio desta altura do ano fazer um balanço.
Essa análise, na minha opinião, depende, em muito do nosso estado de espírito. Hoje podia vir aqui e dizer-vos tudo o que correu e corre de mal na minha vida. Por outra perspectiva, posso enumerar, igualmente, tudo o que de bom este ano me trouxe. Sabem quando colocam uma música alegre e nos sentimos bem? Ou quando a rádio toca uma música lamechas e de repente parece que o mundo desaba e apetece-nos ir chorar para debaixo do cobertor. Assim são as fragilidades de um balanço efectuado de forma subjectiva. Porque não me apetece fazer uma listagem dos factos, atribuir-lhes uma conotação positiva e negativa (se é que isso é sempre possível) e estabelecer critérios para atribuição de pontos, partilho convosco aquilo que considero mais importante. O que é que aprendi este ano?
Duas coisas.
1. Que o ser humano possui uma elevada capacidade de adaptação. A coisas boas. A coisas más. Parece linear e evidente até experimentarmos verdadeiramente na pele. E eu tenho experimentado e tenho-me surpreendido por uma capacidade que não julgava possuir.
2. Que as coisas, as pessoas e as situações não estão pintadas a preto ou a branco. Raramente é assim. Vivemos num mundo de diversas cores onde o cinzento impera.

Apercebi-me este ano do enorme salto que dei. Não sei se é da idade, das situações que vivi ou dos desafios que enfrento. O que é facto é que a combinação destas duas premissas fez-me crescer. É certo que acredito que com o crescimento se perde a inocência. Mas também, se calhar, já era altura... 

2 comentários:

  1. Eu não sou de fazer listas com o que quero ou não quero fazer num ano novo que começa, pois aprendi, da pior maneira, que a vida pode-nos fugir num minuto e o futuro que pensamos à partida estar garantido, pode não existir. Gosto sim de viver e valorizar o que tenho de bom, dia a dia. Assim como não faço grandes balanços do que ficou para trás. Digamos que sou uma pessoa que se contenta com pouco e não sou de me lamuriar.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. São ensinamentos que se vão aprendendo com a vida... Beijos

    ResponderEliminar