quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cá se fazem, cá se pagam

A minha filha para a semana tem uma Festa de Natal. Tudo bem.
A minha filha para a semana, na Festa de Natal, vai participar num teatro. Tudo normal.
A minha filha para a semana, no teatro da Festa de Natal, vai interpretar um canário. Ok!

Os pais da minha filha, vulgo eu, têm de providenciar roupa amarela. Isto já não acho normal!!!
Ninguém me perguntou se eu queria ir assistir a uma festa de natal, primeiro ponto. Ninguém me abordou acerca do interesse da minha filha participar. Ninguém falou comigo acerca dos benefícios de interpretar um canário... e agora eu recebo um recadinho incumbindo-me de arranjar toda uma fatiota amarela?
Onde raio é que, em pleno inverno, eu arranjo roupa amarela? Não há uma loja neste Portugal que se atreva a escolher modelitos amarelos para pôr na sua montra! Já nos chega a crise! Vamos lá arriscar afugentar a clientela.
E agora???
Cometi o suicídio de entrar numa superfície comercial, neste feriado. Começou logo por aí. Fui com uma rapidez estratégica aos locais onde possivelmente poderia encontrar as indumentárias seleccionadas (sem o meu consentimento, reforço). E ainda olharam para mim de lado de cada vez que eu perguntava por roupa amarela!!
Isto de ser professor tem cá uma gracinha. Imagino o prazer da senhora a conjunturar uma história esquisita só para nos arreliar a cabeça. Eu até desconfio das razões que a levaram a escolher o amarelo para a minha filha... acho que foi porque, em tempos, incumbi as meninas de pedir à professora para lhes explicar o que significava o país estar em crise... "Cá se fazem, cá se pagam", não é? Tudo bem. Pode ser que, para a semana, a minha filha tenha a ideia peregrina de levar romãs para todos os meninos da turma... fruta linda do Natal que a professora fofinha terá de gentilmente descascar.
Dedinhos AMARELINHOS...

16 comentários:

  1. Uma sugestão se me permite: compre flanela ou feltro amarela e faça ou mande fazer uma camisola e umas calças. A sua filha pode vestir esta fatiota linda por cima da dela, visto ser só para o teatro. Vai ver que a sua menina vai ficar linda de canário. Tanto a flanela como o feltro são baratos.

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah!Tão típico! Na escola da minha irmã também era assim. "Amanhã a criança tem de vir vestida de laranja com um chapéu feito em materiais recicláveis." Oi?
    Fica a dica, a Decathlon costuma ter t-shirts e fatos de treino de todas as cores e a tezenis também tem camisolas e leggings de criança de várias cores. Espero ter sido útil!;)

    ResponderEliminar
  3. Acho ridiculo o seu comentário! Devia estar grata da professora da sua filha gostar que as crianças participem nas festinhas de natal, em conjunto com a comunidade escolar. Devia pensar um pouco o pq da organizaçao deste tipo de festas e/ou ler o programa de 1o ciclo. Aí certamente irá perceber a importância de querer incluir a sua filha nestas actividades lectivas. Quanto ao facto de ir dramatizar um canário, deveria apoiar a criança e incentivá-la a participar porque nao sao só as personagens principais vestidas de princesas que sao bonitas e importantes! Devia ficar grata por tal facto e fazer com que ela nao se aperceba dessa sua opiniao tao critica! Em relação à roupa amarela é facil. Faça algo com forro se nao quiser gastar dinheiro a comprar peças que depois nao vao ter mais utilidade. Poupa dinheiro e constroi, p.ex, um vestidinho num tecido q pode deitar fora sem ter pena.
    Espero que pense melhor no assunto..

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo. Acho estranho não entender que estou a ser irónica. Este é um blog, que entende-se pelo título, brinca coisas as coisas caricatas do dia-a-dia. Obviamente que estou muito feliz pela participação da minha filha na Festa de Natal. Até podia interpretar uma batata que eu ficava feliz e corria meio mundo procurando um tecido adequado. Obviamente que estou grata à professora com quem me dou bem e tenho uma relação até bastante simpática. Obviamente que estou envolvida em tudo o que respeita a vida dos meus filhos, principalmente no que respeita ao seu percurso escolar. Não é à toa que no ano passado eu interpretei um presente na festa de natal da escola deles. Obviamente que não estou a dramatizar uma situação comum e bastante feliz. Obviamente que estou a brincar. Se calhar é melhor não ler o resto dos meus posts ou então vai pensar que eu tenho os meus filhos acorrentados, fechados na arrecadação com uma tigelinha de água e pão de ontem. Mas obrigada pelo seu email.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Helena! Olá, Diana! Obrigada pelas sugestões. Já encontrei uma parte de cima. As leggins é que está a ser mais complicado.Diana, onde é que há essa tal loja "tezenis"?
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Para Anónimo: Vê-se mesmo que não está habituado a ler este blog! Este blog que tem pelo nome Pedagogia do Terror já pelo nome se entende que pretende satirizar o dia-a-dia de uma mãe-mulher-trabalhadora, que se ler com atenção se percebe que ama mais que tudo os seus filhos, marido e profissão, mas que tem um gozo enorme em brincar com as pequenas dificuldades que se lhe vão deparando, assim como com todas as peripécias dos seus filhos... E como eu já fui professora dos seus filhos sei bem que esta é uma MÃE nº 1, que levava sempre tudo o que pedíamos a tempo e horas e em cada época festiva nunca se esquecia de uma lembrança IGUAL para todas as professoras!!!! Assim como estava sempre "mortinha" por participar em tudo o que eram actividades dos filhos e tinha a coragem de por fotografias dos pequenos todos sujos depois de um dia de visita de estudo intensa!!! PERCEBE agora porque se chama PEDAGOGIA do TERROR?????? ainda bem porque aqui é dificil de fazer um desenho....

    ResponderEliminar
  7. Só conheço duas Tezenis. Uma no centro comercial do Campo Pequeno e outra junto à estação de comboios da Amadora. Também costuma haver leggings e collants de cores variadas na Calzedonia (Colombo e Campo Pequeno).

    ResponderEliminar
  8. Já fui à Calzedonia, Zara, Benethon, Continente, Jumbo, C&A, PréNatal... Ao Campo Pequeno irei... Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  9. estou na mesma saga... há dois anos foi roupa amarela, para fazer de estrelinha. este ano é para ir de preto...

    ResponderEliminar
  10. Bee...preto é facil! Heheh...eu já desisti das leggings amarelas. Comprei outra parte de cima (a segunda) e umas leggings brancas. O engraçado é que a parte de cima amarela tem uns folhinhos no fim o que parece mesmo umas penas! A minha filha ficou numa felicidade! Agora vou fazer um bico com cartolina amarela e eventualmente forrar as botas com a mesma cor... a ver!! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Querida Pedagogia não foi de todo minha intenção ofenda-la! Não sou ninguém para questionar o seu pensamento e aliás, se não gostasse da sua maneira de pensar não lia assíduamente o seu blog. Peço desculpa se a magoei de algum modo.

    Margarida julgo que poderia ter falado doutra maneira. Expor a sua opinião de uma forma mais delicada não lhe teria feito mal nenhum até porque não me conhece para falar dessa maneira. Como já referi em cima não quis de todo ofender! Apenas quis fazer mostrar que poderia ter explicado o conteúdo de outra forma. Não se ofenda também! Para a próxima fale assim para quem tem confiança. Atenciosamente

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo,
    Fico feliz que tenha escrito novamente. Não vou mentir. O seu comentário afectou-me muito. Senti-me verdadeiramente magoada ao ponto de pensar que este blog poderia dar uma ideia errada de mim e que se calhar não valia a pena continuar a mantê-lo activo. Eu entendo que o meu discurso possa efectivamente levar algumas pessoas a pensar que eu não sou das melhores mães do mundo. Certamente não sou. Erro e volto a errar e sinto que ainda estou a aprender a ser mãe (apesar de já ter uns aninhos disto). Mas não sendo perfeita a educar, estou próxima da perfeição no que respeita a amá-los. E quando colocou isso em dúvida de uma forma tão directa e exposta, colocou-me numa situação de grande fragilidade. A reacção da minha amiga Margarida tem esse conhecimento na base. Porque sabia que concerteza o seu comentário me afectaria muito.
    Esse foi o meu primeiro impacto e daí também a minha resposta menos simpática. Mas continuo a acreditar que este é um espaço de liberdade. E de liberdade acima de tudo para mim que me escondo e aproveito o anonimato. Sei que muitas mães se sentem como eu e, como eu, sabem que não é socialmente correcto alguns dos desabafos que nos apetece fazer. Às vezes não aguento as birras, às vezes não aguento as zangas e às vezes sinto-me sufocada com as rotinas e obrigatoriedades. Às vezes só quero que chegue a noite e eles adormeçam, pois sinto-me cansada. E será que isso é mau? Acho que não. Acho que é mesmo assim.
    Vou continuar a desabafar por aqui, exagerando ou dramatizando as minhas histórias do dia-a-dia, esperando que outras mães aqui se revejam, se riam ou mesmo discordem de mim. Por isso, espero que continue por aqui também.

    ResponderEliminar
  13. Gostei da inovação das leggings brancas!
    Eu não sou mãe, mas sou irmã com responsabilidades de mãe e sei o que é sentir esse sufoco de ter de educar uma criança.Levá-la aqui e ali, ajudar nos tpc, ouvir birras e gritos mimados. Muitas vezes troquei favores(idas ao Mac,chocolates...) por uma hora de silêncio. Sei que não é o mais pedagógico, mas é o humanamente possível! Nunca se sinta mal por ser simplesmente humana!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Diana!! Eu acho que o dificil nao é educar...é educar o tempo todoooo!Bjs

    ResponderEliminar
  15. Amarelo.... compartilho do mesmo "terror" já que a mais nova vai fazer de estrela...
    Solução? Umas collants bejes com uma calças amarelas de verão por cima e uma t-shirt que já estava pequena ao irmão vais velho a fazer de túnica! Sim porque já do meu mais velho me calhou amarelos há 10 anos atrás...
    Alguém deviam inventar uma loja ou um armazém ou as escolhas irem recolhendo estas fantásticas cores tão difíceis de arranjar em pleno inverno!!!

    ResponderEliminar
  16. Cara Joana, ora aí está um nicho de mercado!!
    Ela foi de leggins brancas tendo eu fundamentado que algures, num país distante, existe uma espécie de canário com esta característica. E o bico? O bico estava divinal! Foi linda e feliz! Bjs

    ResponderEliminar