sexta-feira, 29 de junho de 2012

Procura-se:

Pessoa que execute as seguintes tarefas:
  • Vá buscar, às 13h00, os meus filhos à escola;
  • Dê almocinho fresquinho e saudável aos petizes;
  • Brinque com entusiasmo e carinho;
  • Acompanhe com rigor e disciplina a execução dos trabalhos de casa;
  • Promova uma sessão de estudo/ revisão da matéria;
  • Dê banhinhos e vista pijaminhas;
  • Prepare jantar bom, bom, bom e... casa num brinco!
Ofereço:
  • O meu corpo e o do meu marido.
Requisitos de selecção:
  • Do sexo masculino, bonito e lavadinho (desculpa, querido, mas eu é que tive a ideia, eu escolho...).

Ai! Cada vez que tenho reunião de pais, fico assim. O planeamento do próximo ano lectivo é mais complicado do que os quatro anos da minha licenciatura. Pois que a minha filha vai para a 3ª classe. Costuma ter aulas de manhã e à tarde vem a carrinha do ATL buscá-la. Almoça lá, faz os trabalhos de casa e tem inúmeras actividades. Não estou feliz. Estou muito feliz. São espectaculares. Uma segunda família para a minha filha. Acontece que agora vai ter na escola, actividades extra-curriculares. Bom, certo? Menos dinheirinho... em teoria. Para beneficiar desta medida, significa que almoçará noutra escola (para onde se desloca a pé com uma auxiliar). Depois de regressar, vai então para essas actividades que terminam nunca depois das 17h00. Ah... e não funcionam em períodos de pausa escolar. Significa isto que, teria de convencer o ATL a ir buscá-la, todos os dias, entre as 16h00 e as 17h00 , sendo que pagaria a mensalidade do ATL para cerca de uma hora (até eu a ir buscar). Ah... e o apoio ao estudo, em vez de ser diário, passaria a acontecer duas vezes por semana, o que significaria que eu teria de entrar em acção (e aqui poderia, ainda, dissertar acerca das dificuldades de fazer TPC's na altura de dar banhos, fazer jantar e quando estamos quase todos em coma...) Vantajoso? Não creio.
Mas a coisa não fica por aqui!! Só para complicar, deixem-me contar-vos que para o próximo ano lectivo, o meu filho entra para a mesma escola, para o 1º ano. Questão? O 1º ano não tem actividades extracurriculares. Resulta daqui que, meu piqueno sairia da escola pelas 13h00 para o mesmo ATL onde anda a minha filha. Assim, tenho duas crianças na mesma escola, no mesmo ATL, a pagar a mesma quantia (vezes 2- PÂNICO), com horários diferentes e dinâmicas completamente distintas. E quem é que se lixa? Eu, que ninguém responde ao anúncio!!!!!

8 comentários:

  1. Olá. Eu não comento muito, mas acompanho alguns blogs. Eu tinha uma situação semelhante, optei por a manter no ATL, esquecendo as actv da escola oficial (que ocorrem apenas 3x por semana)... pago mais, mas a tranquilidade minha e dela compensa... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Se calhar era bom pensar em outra escola que oferecesse melhores serviços e horários. Julgo por uma foto anteriormente publicada neste blog que mora perto de mim e a minha miúda tem a idade da sua por isso aconselhava-a, se quiser simplificar a sua vida, a mudar os miúdos para a escola EB C.Verde que tem tudo para nos simplificar a vida. Mais informações veja no Google: APEECV. Se quiser mais dicas responda-me que eu envio-lhe posteriormente o meu mail.

    ResponderEliminar
  3. ora bem quando encontrares alguém com todos esses requisitos...por favor passa o contacto....

    como te entendo....

    ResponderEliminar
  4. Vivemos sempre no mesmo stress!!! Quanto ao anúncio: está um must!

    ResponderEliminar
  5. Como eu entendo!!
    No 2º ano de uma das minhas filhas (agora no 8º)surgiu essa figura das AEC's e complicou tudo. Nesse ano, ainda assim, não foi mau de todo porque a escola manteve a duplicação de horário, i e, umas turmas de manhã (8-13) e outras de tarde (13:30-18:30)e o ATL (privado) continuou a funcionar na perfeição, a solução boa e fácil foi continuar no ATL e dispensar as AEC's que são facultativas. É a sugestão que lhe faço: manter no ATL e não participar nas AEC's.
    O problema para nós surgiu no ano seguinte, em que estrearam um edificio novo - Centro escolar EB1+JI - com mais salas e capacidade para horário alargado. Daí resultou que a componente letiva passou a ter horários disparatados, misturados com as AEC's que em cada ano têm horários diferentes, umas vezes de manhã antes da letiva, outras à tarde depois da letiva, e outras à hora de almoço!! Uma coisa surreal, que complica a vida das familias e dos ATL's. Resultado: A abertura do estabelecimento ditou o encerramento dos ATL's e em consequência não temos alternativa que não usar todos os serviços da escola: prolongamento na entrada, refeições, AEC's e prolongamento na tarde + interrupções lectivas... Que isto a malta que trabalha não tem horário para pôr e buscar 4 vezes ao dia, dar almoço e ficar com a criança durante 2 horas e meia (se não estiver inscrita nas AEC's)!!
    O ensino das AEC's é de, não direi má, mas pouca qualidade, porque os profs. muitas vezes com boa qualificação têm mais alunos do que as turmas normais, no caso de educ fisica não têm espaço e equipamentos adequados, os horários são de 45 minutos e algumas vezes os profs e os alunos têm de se deslocar, perdendo 10 minutos no caminho, e resulta cerca de meia hora de esforço e empenho de um prof qualificado mas muito mal pago (são pagos à hora e mal, e os horários têm apenas 10 ou 12 horas semanais), que mal encontra outra coisa qq melhor remunerada, vai embora!
    O espírito da criação das AEC's é bom - permitir que todas as crianças possam ter gratuitamente contactos com as expressões e as línguas. A prática não é boa. Mas não temos alternativa, somos "forçados" a inscrever... Quanto à diferença de preços, entre o ATL e os prolongamentos, as interrupções, as refeições, etc... poupamos qq coisita, mas a poupança só está nos euros, pq a tranquilidade e os serviços do ATL eram mto melhores e mto mais profissionais.
    Para os ATL's acaba por não compensar a pouca receita e a despesa de auxiliares para assegurarem essa gestão de tempo, que acaba por ser um pôr e buscar constante e tempo nenhum para dar atenção e deixar brincar que é o que os nossos filhos precisam!!

    (peço desculpa por comentário tão grande!)

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas! A minha solução, em princípio, passará mesmo por dispensar as AEC's mas tenho pena. Pouparia imenso (IMENSO) dinheiro. Mas, infelizmente, não consigo conciliar todos os horários e necessidades. Se tivesse apenas um filho se calhar faria um esforço para ir arranjando alternativas. Agora, com dois... é completamente impensável. Mas tenho pena...

    ResponderEliminar
  7. Tenho dois filhos em idade escolar e a opção é dispensar as AEC's...ficam no ATL, onde também têm atividades e não andam para cá e lá...é muito caro, mas é mais tranquilo. E os tpc virem feitos compensa tudo!

    ResponderEliminar