terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sou filha de um acordo mal parido

Dito assim não soa muito bem mas, é o que sinto. Não pensem coisas esquisitas porque sou pessoa do bem. Falo do ainda polémico Acordo Ortográfico. Como funcionária leal e cumpridora desse senhor que é o tal de Estado acatei com a postura de uma avestruz as directrizes transmitidas. Tirei o 'c' com a energia de quem rasga fotografias de um ex maldito e não fosse um tal conversor da Porto Editora e sacava a dita letra de todo o meu vocabulário escrito. Carlas, Cristinas e cachorros incluídos. Bom, tudo bem. Mas eu sou rapariga fiel àquilo em que acredito e, como tal, mantive tudo como aprendi no que demais me resta nesta liberdade esquisita. Assim, este blog é escrito sem esses avanços bem como tudo o resto que é pessoal e é da minha pessoa para outras pessoas, que não vós. Ora bem! Acontece que nesta esquizofrenia linguística, sucedeu-se um fenómeno. Uma espécie de aculturação, socialização secundária, integração social ou 'o diabo a quatro'. A verdade é que já não sei escrever. Uma infeliz mistura de duas versões deu origem a um português mal escrevido. Quando ontem a minha filha pronunciava mal (muito mal) a palavra 'hundred' eu, como mãe e educadora de excelência, procedi à respectiva correcção. Pois que a menina respondeu 'É assim é. Com o novo acordo é assim que de diz!' E sabem o que vos digo? Já tenho dúvidas.

2 comentários:

  1. Concordo consigo, este novo (maldito e o raio que o parta de quem o inventou) acordo ortográfico, só desorienta uma pessoa. Ha palavras que viraram para o "Brazil de Portugal". Mas porque raio mexeram no acordo ortográfico? Imagino a cabeça das crianças que aprenderam "o nosso português" e o português "d'hoje"...Eu escrevo como eu aprendi, quero que o resto se dane. Enfim, desculpe o desabafo...

    Um beijinho, Andreia. ♡
    www.pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estás a pagar a factura da tua postura obediente. A partir do momento em que adoptaste essa aberração, passa a ser cúmplice nessa traição à Pátria e à tua língua materna.

    Eu sou objector de consciência em relação a o dito "acordo". Como tal, estimo que se fodam!

    ResponderEliminar