sábado, 4 de janeiro de 2014

Se dúvida houvesse

Tinha-se dissipado ontem. Homens e mulheres são manifestamente diferentes. Não falo da óbvia questão biológica mas sim daquilo que, enquanto, seres sociais construímos para cada género. Como sabem sou adepta da pedagogia e, nessa linha, ontem fui aos saldos com os miúdos. Cada um levou uma nota de vinte euros (sua) e tiveram carta branca para fazer as suas próprias compras. A única indicação que dei foi que respeitassem os tamanhos. E fiquei à espera.
O pequeno, demorou não mais do que 5 minutos. Olhou rapidamente para os cabides e respeitou a seguinte ordem:
Preço
Preço
Preço
Tamanho
Bonecos feios
Apareceu com duas tshirts (de manga comprida), do tamanho certo, com imagens que não vou descrever e... Com os seguintes preços, respectivamente: 3€ e 4€. As frases que o mais ouvi dizer foram: isto é baratíssimo! Já chega! Tenho troco, não tenho? Agora vou gastar o resto em carteirinhas.
A miúda. A miúda... Demorou e demorou. Introduziu- me, primeiramente, à moda infantil. Explicou-me que PRECISAVA de uns calções para usar com collants por baixo. Podiam ser ou não de ganga. E queria uma camisa, ou uma camisola, ou uma tshirt ou um pijama. Pegou em coisas diversas que encostou ao seu corpo, torcendo o nariz e inclinando a cabeça. Pediu-me para segurar cabides muitos. Fez-me andar atrás de si, durante intermináveis minutos. Levou-nos para o provador. Fez o miúdo segurar bem na cortina para assegurar a sua privacidade. Eu fui incumbida de trocar algumas peças. Saiu vitoriosa com a sua escolha. Os critérios utilizados foram: 
Tem de ser um conjunto de duas peças
Cores
Design
Em consonância com a moda do momento
Tamanho
Em conclusão, levou uns calções de ganga com uma túnica azul céu. Pediu-me que assegurasse os cinco euros em falta e pedinchou por um lenço que era absolutamente imprescindível. Mas... Eu percebo-a...

11 comentários: