domingo, 11 de janeiro de 2015

Inspirações

Lembro-me como se fosse hoje. Saí do trabalho já no escuro. Estava frio mas não o sentia. Estacionei na praia da torre. Tínhamos combinado lá. Eu vestida para correr e ele com roupa sobre roupa. Custava-lhe acreditar que era só assim. Lembro-me como se fosse hoje. Subia as escadas com dificuldade. Dois degraus e parava. Eu esperava como já estava habituada. Era a ciática. Eram a hérnias. Eram os pulmões escurecidos. Mais dois e mais dois e mais dois. E chegámos lá a cima. Expliquei-lhe o percurso. Onde podia parar o carro, até onde podia fazer, os principais marcos. Delineámos ali uma estratégia. Vai com cuidado, não exageres- disse-me. Voltou pelas escadas, sob o seu casaco, e eu segui no escuro. Estávamos no inverno. Em Julho foi internado. Foi internado com o corpo moreno, já habituado aos sete kilometros diários sob o piso vermelho e cinzento. Em Agosto morreu. Ainda estava moreno. Bonito. Lembrei-me dele [como sempre, por tudo e por nada] quando hoje vi o Albisio. Não conheço o Albisio. Seguimo-nos virtualmente e talvez nos tenhamos cruzado numa ou outra prova. Estatura baixa, corpo franzino, cabelo grisalhos. Adivinho-lhe uns 55 ou 60 anos, talvez mais, não faço ideia. Sei que é um apaixonado. Apenas sei. Corre a fundo e imagino uma vida com a mesma intensidade. Adivinho. 
Quem corre [mesmo de forma amadora como eu] tem algumas pancadas. A minha pancada é ver o Albisio. Fazemos muitas vezes os mesmos percursos. A última vez que o vi, gritei o seu nome. O vento, a concentração, a distância ditou o silêncio. Hoje vi-o outra vez. Faltou-me o ar, faltaram-me as pernas. Mas gostei de o ver. Lembrei-me dele e senti-me acompanhada. 
Nem sempre é fácil correr sozinha. As coisas misturam-se na cabeça, com a música, o som da passada, o movimento da estrada. Não quero com isto dizer nada. Só que quando corro sozinha, estou sempre acompanhada.



10 comentários:

  1. Um beijinho, Ana. Fizeste-me vir as lágrimas aos olhos

    ResponderEliminar
  2. Um beijinho bem grande. Tão grande como o teu talento para escrever e cativar. Volta ao teu "estaminé" mais vezes... é sempre bom ler-te!

    ResponderEliminar
  3. Eu quero começar a correr e este relato fez-me sorrir. E ter vontade de passar da simples vontade à realização.

    Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! Para mim não é apenas desporto. É orgulho! Beijinho

      Eliminar
  4. Olá Ana
    nomeei-te!
    http://mybabyblueblogg.blogspot.pt/2015/01/baby-blue-no-liebster.html
    bjs
    marta

    ResponderEliminar