domingo, 4 de setembro de 2011

BATER NÃO! Muito violento!!

E este animal de pêlo falso constitui, basicamente, a razão de ser deste blog.




Não é que alguém me tenha perguntado ou tenha manifestado um elevado interesse (ou qualquer curiosidade) em perceber a razão de nome tão estranho. Não. Ninguém quer saber. Mas aqui sou eu é que mando e apetece-me contar.
Pois que a minha sogra trouxe do Alaska, este ursinho de peluche e ofereceu-o à minha filha quando esta não tinha mais do que dois anos. Logo que conseguiu apelidou-o de Branquinho.
Desde então que este animal a acompanha em todos os sonos, dentro ou fora da nossa casa. É este que, por vezes, vai sorrateiramente na mochila para a escola ou ATL. E é também este que dá o nome à password de todos os seus bens mais preciosos, como é o caso do seu querido, querido Magalhães.
Como boa mãe que sou, garanto que este objecto está sempre salvaguardado de desgraças e intempéries porque sei que quando falhar terei de o substituir por algo incrivelmente melhor, como um animal vivo (o que não me dá jeito nenhum).
Pois que, num belo dia (não há muito tempo), aqui a menina providenciava um saudável pequeno-almoço aos seus petizes para os levar à escola. Mas...infelizmente, a manhã não corria da melhor forma. Atrasei-me, melhor, os meus afazeres matinais atrasaram-me (uma mãe nunca tem culpa) e tinha pouco mais de 10 minutos para: fazer com que os miúdos comessem, lavassem os dentes, penteassem cabelos e fizessem chichis e...tinha ainda que os levar à escola e chegar ao trabalho a tempo de colocar o dedinho naquela máquina odiosa. E não é que a minha querida filha ousava negar uma ordem minha!!! Teve a distinta lata de dizer na minha cara que não bebia o leite!!! "NÃO BEBO!" Calmamente fui buscar...o Branquinho e...empunhando uma tesoura de cozinha...iniciei toda uma espectacular simulação de desmembramento. Resultou muito bem. Bebeu o leitinho todo.

Mas continuando... em conversa com a minha cunhada num momento em que reflectiamos sobre as melhores estratégias educativas, partilhei algumas das minhas ideias. BATER NÃO! Muito violento!! Gosto de uns castigos...coisas leves. Por exemplo, sabes o Branquinho...
E daí surgiu a ideia: Pedagogia do Terror. Educação pelo medo, pela chantagem, pela ameaça...tudo conceitos espectaculares mas altamente condenáveis. 
Solução: "Tens de criar um blog! Conselho: assegura a confidencialidade...".
Hum...

3 comentários:

  1. Minha amiga,
    Este seu discurso é música para os ouvidos das vampiras de sangue infantil, aquelas senhoras que habitam nos cavernosos espaços da protecção de menores.
    Por menos bem menos, já muita mãe ficou com esta espécie de ser vivo a rondar a sua porta, para no silêncio de uma cobardia disfarçada de um qualquer poder administrativo lhe retirar as crias e as enfiar num qualquer albergue de menores em risco.
    Bom acho que consegui expressar algum do meu ódio por aqueles que se dizem protectores de jovens em risco, mas que não passam de vampiros que habitam em secretárias cheias de canetas que raramente escrevem soluções viáveis para famílias com problemas!
    Bom mas falemos da sua atitude para com o branquinho, direi que foi longe demais, que história é essa de ameaçar amputar um qualquer membro ao bicho??? Uma criança sofre com uma ameaça destas, uma criança quer acreditar que a mãe é o seu porto de abrigo, e não uma gruta escura e assombrosa!
    Mas resumindo, resultou não foi, isso é que conta, e no final tudo acabou em bem, a filha comeu, e a mãe lá chegou novamente atrasada.

    ResponderEliminar
  2. LIKE, LIKE, LIKE, LIKE......

    ResponderEliminar