quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bolas, também não sou uma mãe Dolores

De mal a pior vai a busca pelos meus dotes maternais. Já ficou claro que não sou uma boa mãe castor [cena dos escuteiros, dont ask...] e agora assumo a minha falha como mãe de futebolista. Não há maneira de decorar o caminho para o Sintrense ou para o Dramático de Cascais. Hoje obedeci cegamente o GPS até ao Estádio do Estoril mas, ainda assim, não consegui memorizar o plano de jogos para o prazo de dois dias. Socorro-me do bloco de notas digital para assentar campos, dias, horas e equipamento necessário enquanto que os restantes progenitores acenam simplesmente a cabeça como que apenas reafirmando o que sempre souberam. Confesso que já tirei fotografias a outra criança que não o meu filho e para dizer a verdade tenho uma vaga ideia do número com que joga. Enquanto que as restantes mães incoporaram toda uma romaria, eu tento esquivar-me sistematicamente das tardes com a cabeça enfiada na rede, a fingir entoar cânticos que não aprendi. Não sei ao certo quando é para bater palmas porque na verdade, olho pouco. Acho-o todos muito pequeninos e não gosto quando se aleijam, não marcam golo ou ficam simplesmente no banco. Enquanto todos aplaudem os golos da nossa equipa, eu prefiro lançar olhares ternurentos ao nosso guarda-redes quando falha a sua destreza. Anseio pelo final do jogo para que batam as suas mãos de bebés na minha, enquanto confirmo o resultado do jogo. E este é o máximo da minha manifestação. Não grito, não salto e não chamo nomes a ninguém. Sou uma espécie de adepta múmia. Poderia dizer-vos que é puro desinteresse mas de facto não é. Talvez seja uma mistura de ignorância futebolística com aversão a perder. A equipa do meu filho hoje perdeu 6 a 0. E eu assumi, mais uma vez, esta atitude falsamente despreocupada. Senti cada golo que o Eurico sofreu e apeteceu-me dar abracinhos a todos. Mas a verdade é que quando perguntei ao meu pequeno porque tinha corrido tão pouco, a sua resposta explicou tudo "eu joguei avançado"... Em linguagem futebolística, estivesse eu no campo e o banco era meu...
Mas sou espectacular a lavar o equipamento...

3 comentários:

  1. Não se preocupe, deste lado também está uma mãe motorista amiga das gasolineiras (foram tantos os Kms nesta época) mas no que à claque diz respeito fico nos bastidores. Não sei quando é canto, livre, penalti (já decorei os nomes! digamos que estou no bom caminho). Por acaso também esteve no Torneio dos Templários?

    ResponderEliminar
  2. ahahahaha, deixe lá, eu nem sequer vou aos jogos do meu filho....mas também sou boa a lavar o equipamento ;)
    BTW, o meu filho também está no torneio do Estoril...e ontem perderam 13-0 com o próprio Estoril.

    ResponderEliminar
  3. Ah, ah, que giro este post!!! Sou exatamente igual e sinto-me sempre desenquadrada nas lides futebolísticas de um filho (quase) fanático!!! Adorei a expressão "adepta múmia"... é que quase sempre me sinto assim!!!!
    1 beijinho!

    ResponderEliminar